O Dia da Consciência Negra em Montes Claros foi marcado pela Marcha Contra o Racismo e o Preconceito, organizada pelo conselho e pela coordenadoria municipais de Igualdade Racial. Essa já é a 9° edição da Marcha.
Instituído pela Prefeitura da Montes Claros como feriado municipal por meio da lei nº 3.897, de 2007, o Dia da Consciência Negra faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola que lutou contra a escravidão e a favor dos direitos dos negros. Dezessete anos depois, a data se tornou feriado nacional, através da Lei 12.519, que transformou o 20 de novembro no Dia Nacional da Consciência Negra.
Além da Marcha, o Dia Nacional da Consciência Negra em Montes Claros foi marcado por danças de roda, cantigas para cultuar os orixás, roda de capoeira, samba, palestras, oficinas e comidas típicas.
Para o coordenador de Igualdade Racial da Prefeitura e presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial, José Gomes Filho, a vasta programação para o mês de novembro é para dar um basta contra o racismo.
Denúncias
A Coordenadoria da Igualdade Racial da Prefeitura de Montes Claros, que funciona na Casa da Cidadania, com o apoio do Conselho de Igualdade Racial, é um canal de denúncias e atua buscando sempre formas de enfrentar e prevenir a discriminação, a intolerância e o racismo, em busca de uma sociedade mais justa, igualitária e antirracista. Telefones: 2211-3440 e 2211-3453. (Luis Carlos Gusmão)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)