BH Stock Festival batiza o circuito com o nome Toninho da Matta - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

BH Stock Festival batiza o circuito com o nome Toninho da Matta

Nessa semana, o BH Stock Festival abre as suas portas para o público e entra para a história da capital mineira. De 15 a 18 de agosto, o evento vai trazer para a cidade a sétima etapa da Stock Car Pro Series, principal categoria do automobilismo na América Latina. A corrida será realizada no entorno do Mineirão e o circuito de 3200 metros acaba de receber o nome de um dos maiores nomes do esporte no Brasil: Toninho da Matta.

O diretor executivo do BH Stock Festival, Sérgio Sette Câmara, exaltou a homenagem. “Batizar o circuito com o nome de Toninho da Matta é uma forma de reconhecer e celebrar sua imensa contribuição ao automobilismo brasileiro. Toninho é um exemplo de dedicação e paixão pelo esporte, e é uma honra poder perpetuar seu nome no evento que marca a história de Belo Horizonte”, diz.

“Toninho é um dos heróis do nosso esporte e essa homenagem vem em um momento importante para o esporte mineiro e também para a Stock Car”, diz Fernando Julianelli, CEO da Vicar, promotora da categoria. “No GP do Galeão, realizado no aeroporto do Rio de Janeiro, homenageamos Cacá Bueno com o nome da pista. Foi uma prova histórica, da mesma forma que será o GP de Belo Horizonte. Então, a ocasião é perfeita para celebrar a história de nossos heróis das pistas, como o Toninho”, finalizou.

O nome de Toninho da Matta no circuito não foi escolhido por acaso. Na década de 1970, o piloto foi o vencedor da prova dos 500 quilômetros de Belo Horizonte, considerada a melhor entre todas as corridas de rua realizadas na capital mineira. Os pilotos aceleravam no improvisado circuito do Mineirão, que hoje recebe tecnologia de ponta e tudo o que há de mais moderno no motorsport.

O circuito que leva o nome do ícone do automobilismo conta com cerca de 3200 metros, que passa pelo entorno do Mineirão e segue pelas imediações. A reta principal do trajeto é na Avenida Coronel Oscar Paschoal, entre o Centro Esportivo Universitário (CEU) e o Hall de entrada do estádio. Os carros partirão em direção à Avenida Antônio Abrahão Caram e continuarão em direção à Avenida Rei Pelé.

Após contornar o Mineirão, os carros subirão a Avenida Presidente Carlos Luz até próximo ao trevo do bairro Ouro Preto. Ali, os pilotos farão uma curva de 180 graus para retornar e voltar “na contramão” para o início do circuito, de volta à Avenida Coronel Oscar Paschoal. Trechos do circuito irão projetar pontos de Belo Horizonte para todo o mundo, já que a corrida será transmitida para mais de 170 países. A subida do Mineirinho, curva Rei Pelé, descida da Catalão, Curva Niemeyer, Curva Abraão Caram e o Hairpin JK serão os cenários das emoções na pista.

Cerca de 7 km de gradis e 7 km de barreiras de concreto foram posicionados em todo o circuito para garantir a segurança dos pilotos, equipes e público presente.

Evento

O BH Stock Festival já é uma realidade. Em poucos dias, a Stock Car Pro Series vai desembarcar em Belo Horizonte para uma semana singular em sua história de mais de 45 anos. Entre 15 e 18 de agosto, o entorno e a Esplanada do Mineirão, na região da Pampulha, vão receber um evento para marcar época no automobilismo brasileiro e reunir toda a família, em um universo que vai muito além da alta velocidade, do equilíbrio e da competitividade que são marcas da principal categoria do automobilismo brasileiro. Os últimos ingressos estão à venda

Fruto de uma iniciativa em conjunto da Speed Seven, liderada pelos empresários Sergio Sette Câmara e Emanuel Júnior, e a Vicar Promoções Desportivas — empresa promotora e organizadora da Stock Car —, o BH Stock Festival nasce com o objetivo de envolver fãs de todas as idades, trazendo shows musicais, espaços para toda a família, simuladores, roda gigante, pistas de skate e kart, fan zone e um grande festival gastronômico, com o melhor da típica comida mineira, em uma enorme plataforma de entretenimento e negócios.

Novidades na programação

Por conta de todo o ineditismo, as atividades de pista em Belo Horizonte terão início na quinta-feira: a partir de 13h, os pilotos vão fazer o track walk e conhecerão, a pé, bicicleta ou scooter, o traçado de BH. Em seguida, às 14h35, os competidores voltarão ao circuito, dessa vez em seus carros, para um shakedown, mais longo que o habitual, de 30 minutos para cada um dos dois grupos de pilotos.

A sexta-feira será dedicada aos treinos livres. Serão duas sessões, sendo uma pela manhã, a partir de 10h, e outra no período da tarde, com início às 15h10.

O sábado traz na programação momentos inesquecíveis, com a oportunidade de interagir com seu piloto preferido, em períodos de visitação aos boxes, e curtir todas as emoções da Stock Car. A sessão classificatória, que vai definir o grid de largada das duas provas do fim de semana em Belo Horizonte, terá início às 10h35. E a primeira corrida da história da categoria na capital mineira, com duração de 30 minutos mais uma volta, vai acontecer a partir de 15h. Às 17h, os pilotos estarão disponíveis para entrevistas com a imprensa na zona mista.

Domingo vai completar um fim de semana emocionante no BH Stock Festival com um cronograma especial para o fã, que terá mais uma chance de estar perto dos seus ídolos e até ganhar brindes, nos momentos de visitação às garagens e ao pit lane. Às 11h, os pilotos vão desfilar diante do público em Belo Horizonte, e a largada da prova principal da etapa na capital de Minas Gerais está marcada para começar às 13h. A zona mista, momento em que jornalistas terão a oportunidade de falar com os pilotos depois do pódio, está marcada para 14h45.

(Cenario Minas)

%d blogueiros gostam disto: