Parlamentar anuncia projeto que cria obrigatoriedade de equipamentos de proteção de motos - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Parlamentar anuncia projeto que cria obrigatoriedade de equipamentos de proteção de motos

O vereador Aldair Fagundes (Cidadania) apresentou recentemente números alarmantes de acidentes envolvendo motociclistas. Os números apresentados foram divulgados pelo Corpo de Bombeiros e Samu. Fagundes comentou que essa preocupação chegou ao Congresso Nacional, e que a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou, no início de semana, o substitutivo da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio a vários projetos que regulamentam o uso de equipamentos de proteção obrigatório, como joelheiras, cotoveleiras, botas e coletes para motociclistas. Fagundes lembra ainda, ter presenciado mortes, mutilações de pessoas que trafegam com motos sem o devido cuidado e sem equipamentos de proteção. Para ele, a proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97). “O texto aprovado retirou das propostas originais, dispositivo que prevê que, os equipamentos seriam acessórios e o custeio ficaria por conta dos fabricantes, no caso das motos novas.” E acrescentou a obrigatoriedade de uso de jaqueta inflável pelos motociclistas, quando a velocidade da via for acima de 70 km/h. “Algo tinha que ser feito, já que somente em Montes Claros temos 270 mil motos trafegando, alguns sem a menor condição, pois eu tenho muitas ressalvas sobre a liberação das carteiras de habilitações”.

Assim como os seus colegas, o vereador também reprova o método como são liberadas as CNHs através das motovias. Segundo eles, não reflete na realidade que o motoqueiro encontra no seu dia a dia, pois lá, é um trecho sem as dificuldades do trânsito.

Essas normas, não vão evitar os acidentes, mas pelo menos vai salvar vidas, já que o maior bem que temos é a vida e esse projeto com certeza vai amenizar o sofrimento de milhares de familiares de motociclistas.” Finalizou. (VS)

%d blogueiros gostam disto: