Exames em seis frentes de prevenção serão realizados de forma gratuita para população de todo Norte de Minas e Sul da Bahia. Mais de 18 mil pessoas já foram atendidas em todas as edições do evento
O 11º Mutirão de Prevenção do Câncer da Associação Presente será realizado em Montes Claros nesta sexta-feira, dia 14 de abril, na Praça Dr. Carlos Versiani. O maior evento de rastreamento oportunístico da doença em Minas Gerais tem previsão de realizar – em um só dia – mais de 3 mil exames para os tipos mais comuns de câncer. Todos os procedimentos são gratuitos, e o objetivo é promover o diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura dos pacientes.
A fundadora da Associação Presente e oncologista, Drª. Príscila Miranda Soares, explica que o diagnóstico precoce salva vidas. “Descobrir a doença no início é fundamental porque, em muitos casos, o câncer é mais fácil de tratar e tem uma taxa de sucesso maior quando é detectado em seus estágios iniciais. Quando o câncer é diagnosticado em estágio avançado, pode ter se espalhado para outras partes do corpo e pode ser mais difícil de tratar. Nosso objetivo é fazer com que esses pacientes tenham o acesso ao diagnóstico mais cedo, o que infelizmente não acontece quando eles estão nas filas dos hospitais”, afirma a médica.
PREVENÇÃO | Durante o Mutirão de Prevenção do Câncer, seis tendas de prevenção estarão disponíveis para que os pacientes possam fazer exames ou avaliações de forma gratuita: mastologia, urologia, colo de útero, pele, boca e nutrição, além de uma carreta de mamografias que será instalada pela segunda vez na Praça Pio XXII, conhecida como Praça da Catedral. Os mamógrafos estarão disponíveis para exames em tempo real dos pacientes que passarem pela tenda da mastologia e tiverem indicação para realizá-los.
Mais de 18 mil atendimentos foram registrados ao longo das 11 edições do Mutirão de Prevenção do Câncer; cerca de 130 diagnósticos da doença foram realizados. Em 2021, a Associação Presente atendeu na Praça Dr. Carlos 2748 pessoas.
O aposentado José Bezerra Benevides, de 69 anos, passou pelo Centro da cidade em 2021 e resolveu entrar na fila da urologia. Ele foi diagnosticado com câncer de próstata no estágio mais inicial da doença, foi acompanhado pela Associação Presente e sente muita gratidão por ter tido a vida transformada.
“Descobri que estava com câncer de próstata. Fiz o tratamento e hoje estou bem, graças primeiro a Deus e segundo a essa Associação maravilhosa. Vai ter mais um mutirão, então gostaria que aquele que se ama, procure participar. Não tenho palavras, isso salva a vida da gente. Eu estou muito grato, porque eu estava com câncer e hoje estou sarado. Pode chamar o vizinho, seus parentes e vai lá na praça”, convida o Sr. José.
Para participar do Mutirão de Prevenção do Câncer, é só se dirigir à Praça Dr. Carlos Versiani, no Centro de Montes Claros, no dia 14 de abril das 7h às 17h. É necessário portar documento pessoal com foto. Para passar pela tenda da mama, é preciso ter de 50 a 69 anos, e levar cartão do SUS atualizado. Para ser examinado pela tenda da próstata, o homem deve ter de 50 a 70 anos, estar em abstinência sexual de 2 dias e não ter andado de moto, bicicleta ou cavalo nos dois dias anteriores. Já as mulheres que desejarem fazer o exame preventivo do colo de útero, têm que se enquadrar na faixa etária de 20 a 65 anos, estar em abstinência sexual de 2 dias, não estar grávida e nem menstruada.
Mais informações estão disponíveis no telefone da Associação Presente: (38) 3213-4296.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)