Ministro vai visitar região para conhecer projeto que já finalizou 15 lixões - Rede Gazeta de Comunicação
Ministro vai visitar região para conhecer projeto que já finalizou 15 lixões

GIRLENO ALENCAR

O ministro de Meio Ambiente, Ricardo Sales estará nesta quinta-feira (10), no Norte de Minas, acompanhado do vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant e da secretária estadual de Meio Ambiente, Marília Carvalho de Melo, para encerrar os lixões de Itacambira e Francisco Dumont onde também inaugura uma Usina de Triagem e Compostagem de resíduos, dentro do Projeto “Norte de Minas Sem Lixão”, criado pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte). O ministro aceitou convite do Codanorte para essa agenda. Ele descerá em Montes Claros, às 8 horas e segue de helicóptero para as outras cidades.

O secretário-executivo do Codanorte, Enílson Francisco fechou a programação da visita do ministro, que estava condicionada a logística de deslocamento. A proposta inicial é dele ira visitar a cidade de Juramento e anunciar a liberação de recursos para combater o processo de desertificação no Norte de Minas, com base em dados da Universidade de São Paulo. Depois ele segue para Itacambira, onde o presidente do Codanorte, João Manoel Ribeiro, prefeito do município, encerra as atividades do Lixão a céu aberto. A partir de agora os resíduos do município serão encaminhados para o Aterro Sanitário de Mimoso, na zona rural de Montes Claros.

Por fim, na cidade de Francisco Dumont o ministro Ricardo Sales inaugura a Usina de Reciclagem e Compostagem, acabando com o lixão a céu aberto. A UTC foi construída em parceria com o Codanorte. O resíduo que sobrar do processamento será encaminhado ao Aterro Sanitário de Mimoso, em Montes Claros. O presidente João Manoel Ribeiro afirma que o Codanorte é o maior consórcio da área ambiental em Minas Gerais e tem viabilizado vários projetos, como os aterros sanitários de Claro dos Poções e Grão Mogol, além do encerramento dos lixões em outros 12 municípios.

Dentro do Programa Norte de Minas sem Lixões está previsto a construção de mais quatro Usinas de Triagem e Compostagem de Resíduos, com transbordo dos rejeitos para o Aterro Sanitário de Mimoso, na zona rural de Montes Claros. O engenheiro Ambiental do Codanorte, Pedro Bicalho Maia, relata que com estas quatro UTCs em operação, o Codanorte irá finalizar os lixões em mais 22 municípios da região, destinando de forma adequada um montante aproximado 190 tonelada de resíduos sólidos urbanos por dia.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: