FATOS E DETALHES - Rede Gazeta de Comunicação
FATOS E DETALHES

MARIA HELENA ATACA DPVAT

Nessa terça-feira (16), na reunião da Câmara Municipal, a vereadora Maria Helena Lopes, presidente do MDB de Montes Claros, fez duro pronunciamento contra os deputados federais que votaram a favor da volta do seguro DPVAT, rebatizado de SPVAT. O curioso é que alguns membros do MDB local estão na campanha de Délio Pinheiro (PDT) para a Prefeitura de Montes Claros e um dos deles, inclusive, declarou a este jornalista que a vereadora seria a vice ideal para o deputado pedetista. Pelo visto, o namoro não dará casamento. Délio, como já dissemos aqui, está sendo muito atacado por perfis ligados à direita, à extrema-direita e ao governo municipal, pelo voto a favor do DPVAT, enquanto Maria Helena é ferrenha apoiadora do prefeito Humberto Souto na Câmara. Quem seguiu na mesma linha da vereadora foi Rodrigo Cadeirante (UNIÃO), rival de Délio nas últimas eleições para deputado federal. Nenhum vereador defendeu o deputado, nem o seu companheiro de partido, Raimundo do INSS.

POR QUE MAIS DÉLIO?  

Por que Délio Pinheiro está sendo mais atacado que Paulo Guedes (PT) e Célia Xakriabá (PSOL) na questão DPVAT? A resposta é simples. Primeiro porque ele já iniciou sua pré-campanha a prefeito e está bem colocado em todas as pesquisas realizadas até o momento. Segundo porque Paulo e Célia são da base do Governo Lula e transmitem seu posicionamento político de forma mais clara para o eleitor. Como a proposta partiu do Planalto, que estaria preocupado com a falta de recursos para financiar indenizações a vítimas de acidentes de trânsito nos próximos anos, é natural para o eleitorado em geral o voto deles a favor. Nenhuma surpresa. Assim como Marcelo Freitas (UNIÃO), no caso Mariele Franco, votando a favor da libertação do suposto mandante do assassinato, Chiquinho Brazão, foi menos criticado proporcionalmente que Délio no caso DPVAT, já que ele tem um alinhamento natural com a direita e com o bolsonarismo.

POR QUE MAIS DÉLIO? II

Já Délio, embora seja de um partido de centro-esquerda, se apresenta como alguém de centro puro, mas tem no seu entorno muitas pessoas tradicionalmente ligadas à direita, como o ex-deputado Carlos Pimenta. Não há uma definição clara de em qual lado ele está. Portanto, um voto favorável dele à pauta do DPVAT rendeu estranhamento em pessoas que achavam que ele deveria ter um comportamento mais próximo do eleitorado conservador, com críticas fomentadas por políticos desse campo, que não querem a concorrência de Délio na direita.

DIAS X GRAÇA

Contudo, o embate mais quente da Câmara Municipal foi entre os vereadores Daniel Dias (PCdoB) e Graça da Casa do Motor (UNIÃO). No início da sessão, a vereadora Iara Pimentel (PT) criticou os deputados que votaram a favor da libertação do deputado federal Chiquinho Brazão, apontado pelo executor confesso do crime, Ronie Lessa, como mandante do assassinato da vereadora Mariele Franco. Logo depois, Graça leu uma carta do UNIÃO BRASIL justificando o posicionamento do partido. De acordo com o UNIÃO, que tem o deputado federal Marcelo Freitas entre seus membros, o voto favorável foi em respeito à Constituição, que prevê que um deputado no exercício do seu mandato só pode ser preso em flagrante delito, enquanto o crime ocorreu há seis anos. Para o partido, a manutenção da prisão preventiva dependeria de uma reforma no Código Penal Brasileiro.

DIAS X GRAÇA II

Por outro lado, os deputados que votaram pela manutenção da prisão de Brazão argumentam que a prisão cumpriu os requisitos legais, já que o deputado estaria, segundo a Polícia Federal, interferindo nas investigações e intimidando testemunhas, o que representaria um flagrante continuado. O vereador Daniel Dias rebateu Graça, dizendo que lamentava ver uma mulher lendo essa nota e que “Brazão é, segundo a Justiça, um assassino de mulher”. O assassinato de Mariele Franco é o crime político de maior repercussão no Brasil nas últimas décadas e ainda deverá ser motivo de muitos debates.

ELBE BRANDÃO

Confirmando informação transmitida em primeira mão nesta coluna, a ex-deputada estadual Elbe Brandão anunciou sua pré-candidatura à Prefeitura de Nova Porteirinha, cidade vizinha a Janaúba, onde seu pai Edilson Brandão Guimarães foi prefeito. Elbe tem o apoio do ex-prefeito Zé da Farmácia. Segundo fonte da coluna, ela estaria filiada ao CIDADANIA, informação que não conseguimos checar até o fechamento desta edição.

Pecê Almeida Júnior é jornalista e publicitário e fechou esta coluna às 13h33 de 16 de abril de 2024

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: