FATOS E DETALHES - Rede Gazeta de Comunicação
FATOS E DETALHES

CONTAS REJEITADAS

O Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, no último dia 25 (quinta-feira), deu parecer pela rejeição das contas da Prefeitura de Montes Claros relativas ao ano de 2017, primeiro da administração do prefeito Humberto Souto (CIDADANIA). Segundo o MP, “foram verificadas irregularidades nas contas prestadas pelo gestor público”. Três pontos foram destacados pela Promotoria: a não universalização da educação infantil na pré-escola para crianças de 4 a 5 anos, o não cumprimento do número de vagas em creches para crianças até 3 anos de idade e o não pagamento do piso salarial nacional dos professores.

CONTAS REJEITADAS II

O Tribunal de Contas agora vai julgar o parecer do MP e depois encaminhará para a Câmara Municipal de Montes Claros, recomendando pela rejeição ou aprovação. Cabe aos vereadores a decisão final. Recentemente, a Câmara rejeitou, com 22 votos de um total de 23, as contas do ano de 2016 da administração do ex-prefeito Ruy Muniz (PSB). Se o Tribunal julgar ainda este ano as contas de 2017 de Humberto, e se o parecer for negativo, a expectativa é de que ele seja derrubado quando chegar à Câmara, onde o prefeito conta com 22 vereadores na bancada da situação. De toda forma, a manifestação do Ministério Público de Contas dá munição aos opositores de Humberto. Aguardemos os desdobramentos.

DÉLIO DE MOLHO

O deputado federal Délio Pinheiro (PDT), que assumiu cadeira na Câmara por licença médica de Mário Heringer, esteve ele próprio de molho nos últimos dias, acometido pela herpes-zóster, conforme anunciou em suas redes sociais. É uma doença influenciada pelo estresse e imunidade baixa, que pode ser evitada com a vacinação e é causada pelo mesmo vírus da catapora. Após alguns dias off, o deputado já voltou às atividades e inclusive realizou uma atividade com os pré-candidatos a vereador do seu partido, o PDT, juntamente com o ex-deputado estadual Carlos Pimenta, coordenador da sua pré-campanha a prefeito.

JARBAS CANDIDATO

O atual procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, que nasceu em Montes Claros, está recebendo convites para ser candidato nas eleições estaduais de 2026. O seu nome é muito comentado como possível candidato a vice-governador ou mesmo a senador. Hoje, ele tem trânsito linear da esquerda à direita, embora tenha um grande histórico na defesa do meio ambiente, pauta mais cara à vertente progressista. A agenda que Jarbas cumpre atualmente é de candidato, com presença em quase todos os eventos políticos relevantes do estado, inclusive no interior, onde tem sido condecorado com o título de cidadão honorário em diversas cidades.

FABRÍCIO MINISTRO

Outro norte-mineiro de destaque no campo da justiça, o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Minas Gerais, Antônio Fabrício Gonçalves, está na lista tríplice encaminhada ao presidente Lula, que escolherá, entre os três nomes, o próximo ministro do Tribunal Superior do Trabalho. Fabrício, que é natural de Brasília de Minas, filho do ex-prefeito daquele município, Antônio Gonçalves, conta com apoios de peso para a indicação. O presidente da Assembleia Legislativa, Tadeu Martins Leite (MDB), por exemplo, que estabeleceu relação de muita proximidade com o Governo Lula a partir das negociações da dívida de Minas com a União, redigiu carta de apoio a Fabrício subscrita pela quase totalidade dos deputados estaduais.

CAPITÃO ENÉAS

Na vizinha Capitão Enéas, a disputa para a Prefeitura deverá ficar entre três candidatos que disputaram as últimas eleições. O atual prefeito Reinaldo Teixeira, eleito pelo SOLIDARIEDADE, tentará a reeleição, concorrendo contra o ex-prefeito César Emílio (PT). Marilene Faustino (PSB), que ficou em segundo lugar no último pleito, também será candidata. Opositores de Reinaldo entendem que o melhor caminho para uma vitória nas urnas seria uma composição entre Marilene e César, mas esse assunto, pelo menos no momento, está fora do radar.

Pecê Almeida Júnior é jornalista e publicitário e fechou esta coluna às 13h09 de 28 de abril de 2024

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: