Montes-clarenses cada vez mais presentes nos parques municipais - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Montes-clarenses cada vez mais presentes nos parques municipais

A cidade de Montes Claros, nos últimos anos, passou de quatro para catorze parques municipais. Dentre eles, os mais visitados são o Milton Prates, Sagarana e Cândido Canela. O Parque Milton Prates, o mais antigo e conhecido dos parques municipais, criado em 1968, atrai por final de semana um público estimado de 8 mil pessoas, mesmo número verificado no Sagarana, onde a população realiza diversas atividades de lazer, como piqueniques e caminhadas. As crianças aproveitam, nesses dois parques, grandes áreas ao ar livre e playground.

Os parques Cândido Canela, Mangueiras, Mangues, Parque da Paz e Vila Segura recebem cerca de 2 mil pessoas cada um, aos finais de semana. Esse público cresce muito durante os diversos eventos que ocorrem nesses locais. No Dia do Trabalhador, por exemplo, o parque Milton Prates costuma receber mais de 10 mil pessoas.

Os parques têm sido recomendados por profissionais da área da saúde como terapia para a melhoria da saúde mental e física, uma vez que o stress do dia a dia pode ser eliminado durante a prática de exercícios físicos e contemplação do meio ambiente. Os cardiologistas recomendam pelo menos 30 minutos de caminhada, três vezes por semana; já psiquiatras e psicólogos recomendam passeios para meditação, autoconhecimento e interação com a natureza.

Além disso, nos parques a natureza é abundante e proporciona um intenso contato entre as pessoas e o meio ambiente preservado.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Soter Magno, ressalta que valoriza as questões ambientais na cidade e promove o entretenimento, prática de esportes, contato com a natureza, lazer e convívio social. “Uma cidade mais verde é uma cidade que respira melhor, beneficiando a saúde da população e a preservação da natureza”, frisou.