Iniciativa, articulada pelo Sebrae, estimula a cooperação e o fortalecimento de empreendedores do setor
Montes Claros, no Norte do estado, sedia a primeira Central de Empresários da Beleza (CEB) do Brasil. Lançado oficialmente na última quarta-feira (30/11), a Central de Negócios é uma iniciativa do Sebrae Minas para incentivar as micro e pequenas empresas a trabalharem de forma conjunta. O objetivo é estimular a cultura da cooperação, possibilitando o fortalecimento de grupos de empresários de um mesmo segmento.
O grupo Central de Empresários da Beleza é composto por 11 proprietários de salões e barbearias, que há cerca de dois anos se uniram, e com o suporte do Sebrae Minas, receberam capacitações, cursos, consultorias, e passaram a atuar em rede. Os integrantes do grupo participaram de missões técnicas para eventos do segmento e empresariais como a Beauty Fair, Feira Internacional da Beleza, em São Paulo, e da Feira do Empreendedor, em Belo Horizonte.
Para o presidente do grupo, Jhon Smith, o lançamento oficial da marca, é motivo de vitória e orgulho para os empreendedores. “É gratificante ver a nossa parceria estabelecida e com resultados. Participamos dos maiores e melhores eventos de beleza do país, e já conseguimos negociar compras diretamente com os fabricantes. Nossa clientela também percebeu está evolução, e nosso trabalho está mais valorizado”, ressalta.
O gerente da regional Norte do Sebrae Minas, Jadilson Borges, destaca o pioneirismo do grupo. “Esses empresários estão escrevendo um novo capítulo na história do empreendedorismo. Apostaram no coletivo e a partir de agora, são referência no setor da beleza”, frisa.
Aprendizado
A empresária Eloísa Mendes, do Stúdio Eloisa Mendes, é uma das integrantes mais experientes do grupo. Atuando no setor da beleza há 28 anos, ela conta que estava desmotivada e pensando em fechar o salão. “Depois que comecei a participar do programa, não penso mais em desistir do salão de beleza. Hoje, busco inovar e crescer. A energia que o grupo transmite e o aprendizado que adquiri mudaram completamente minha forma de agir e pensar”, relatou.
Já a empreendedora Gabriela Carvalho, é uma das mais jovens no grupo. Dona do Concept Gabriela Carvalho, ela destaca que participar do CEB foi fundamental para alavancar seu negócio. “Passei a entender melhor o posicionamento da minha marca e aprendi a deixar um pouco a cadeira do salão para ter um olhar diferenciado na gestão, no atendimento e no networking com meus clientes”, reforça.
Para Jairo de Sá, um dos três homens que fazem parte do CEB, é visível a evolução profissional dos participantes. “Atingimos nossos objetivos e aprendemos muito com as viagens e com a cultura do associativismo. Hoje, os clientes nos enxergam de outra forma e valorizam o nosso crescimento”, comemora o proprietário do Espaço Jairo de Sá Hair Design.
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