Novo arcebispo chega hoje a Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação
Novo arcebispo chega hoje a Montes Claros

GIRLENO ALENCAR

O arcebispo eleito para a Arquidiocese de Montes Claros, José Carlos de Souza Campos, chega hoje a cidade onde cumpre agenda até o dia 29, com o intuito de conhecer a cidade e estar com o monsenhor Silvestre José de Melo, administrador diocesano, para uma primeira conversa com o Colégio dos Consultores e para conhecer um pouco da realidade pastoral da Arquidiocese. A sua posse oficial será no dia 19 de fevereiro, às 18 horas, com o ato canônico. O seu desafio, é reaproximar a arquidiocese dos leigos, que perderam espaço nos últimos anos.

Dom José Carlos é mineiro, natural de Itaúna. Com 54 anos de idade, 29 anos de sacerdócio e 8 anos de ministério episcopal à frente da Diocese de Divinópolis, foi nomeado pelo papa Francisco como arcebispo de Montes Claros. Como o bispo se aposentar com 75 anos, implica que seu mandato pode ser de 21 anos. Dom José Carlos é mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma. Atualmente é também o presidente do Regional Leste 2 da CNBB, que engloba as Arquidioceses e Dioceses de todo o Estado de Minas Gerais.

Desde o dia 14 de dezembro de 2022, o papa Francisco, nomeou o 4º Arcebispo Metropolitano de Montes Claros. Ele é o terceiro bispo chamado Jose, em Montes Claros. O primeiro foi dom José Alves Trindade (1956-1988) e; o segundo, o arcebispo emérito, dom José Alberto Moura (2007-2018).

Em sua mensagem ao Povo da Arquidiocese de Montes Claros         no dia de sua nomeação, explicou que “foi Deus quem pensou este pedaço do nosso caminho, e é por causa d’Ele e confiante n’Ele que iremos avançar nesta missão que Ele nos chama. É nítida sua alegria em dar uma resposta positiva ao mandado de Jesus: “Ide”; e o desejo de viver esta nova experiência com entusiasmo, abertura ao novo e de manter uma vocação e fé que sejam missionárias. Sua disposição em servir a esta Igreja com alegria denota uma grande sintonia ao Magistério do Papa Francisco, que pede pastores com cheiro das ovelhas. Seu desejo de estar inteiro nesta missão, por vezes desafiadora por se tratar de um lugar até então a ele desconhecido, certamente será cercada do auxílio de tantos, que nestas terras souberam e sabem lutar a cada dia com sorriso no rosto e com a certeza de que o Senhor vai cuidando de tudo, desde que mantenhamos os olhos fixos n’Ele [em Jesus], autor e consumador de nossa fé (cf. Hb 12,2)”.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: