Natal do ICA/UFMG reúne crianças carentes de bairros de Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação
Natal do ICA/UFMG reúne crianças carentes de bairros de Montes Claros

Uma tarde com muitas brincadeiras, Papai Noel e presentes! Foi o que crianças de famílias atendidas pelo projeto de extensão “Responsabilidade Social, Promoção de Vida e Formação Cidadã – Juntando Forças”, do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, tiveram em atividades realizadas no ginásio do ICA. Participaram da tarde de lazer, alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei) e assistidos pela Pastoral da Criança de 10 bairros de Montes Claros, sendo eles: Vila Atlântida, Antônio Narciso, Bela Vista, Vila Castelo Branco, Monte Sião1, Monte Sião 2, Residencial Minas Gerais, Village do Lago I, Village do Lago II e Recanto das Águas.

De acordo com uma das coordenadoras do projeto, a professora Anna Christina de Almeida, cerca de 300 crianças foram ao evento. “Nós começamos a organizar esta ação em outubro. Fomos atrás dos parceiros aqui na UFMG e fora da universidade. Não tem como descrever nossa felicidade. Ver a alegria destas crianças não tem preço. Terminamos o ano muito feliz por termos vencido tantas coisas nesses últimos anos. O projeto começou na pandemia. É uma vitória para nós”, afirma a coordenadora.

O Papai Noel também participou. Os presentes foram arrecadados a partir de cartinhas escritas pelas crianças e que foram encaminhadas ao projeto ‘O Bom Samaritano’. Famílias da paróquia apadrinharam as cartas e fizeram as doações. “Tudo foi feito a partir de doações da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Todos os Santos em parceria com a UFMG e empresas parceiras do projeto. A ideia principal é mostrar para estas crianças o espírito natalino, principalmente, o nascimento de Jesus, que é o mais importante. Lembrar a data com o presente para não passar em branco. Mas reforçar sempre que quem deve ganhar o presente é o próprio Cristo”, explicou o também coordenador do projeto, o professor Charles Martins Aguilar.

A coordenadora da Pastoral da Criança da Paróquia Santos Reis, Júlia Aparecida Rocha é uma das intermediadoras entre a comunidade e o projeto de extensão. Ela foi a responsável por coletar as cartinhas das crianças do bairro. “Temos muito o que agradecer a Deus por esta parceria maravilhosa. As crianças estão muito felizes. É muito satisfatório olhar nos olhos delas e ver esta alegria. Só tenho a agradecer esta parceria entre Pastoral da Criança, UFMG e o projeto O Bom Samaritano”, fala emocionada.

Mãe da Isabelly, de três anos, Jeusa Ferreira Santos agradeceu ao ver realizado o sonho da filha de ganhar uma bicicleta. “Eu estou muito feliz. Eu não tenho condições de dar este presente a ela agora. Ela via as outras crianças com uma bicicleta e me pedia. Quando veio a oportunidade de escrever a cartinha, eu escrevi e pedi a Deus para abençoar que ela ganhasse a bicicleta. E Ele abençoou”, conta. (GA)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: