Norte de Minas imunizou mais de 12,4 mil pessoas - Rede Gazeta de Comunicação
Norte de Minas imunizou mais de 12,4 mil pessoas

GIRLENO ALENCAR

Até a manhã de ontem haviam sido vacinadas nos 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde do Norte de Minas 12.486 pessoas e desse total, 10.490 são trabalhadores da saúde;  695 idosos residentes em asilos; 24 deficientes físicos assistidos por residências inclusivas e 1.277 indígenas. O acompanhamento da vacinação em Minas Gerais está sendo feito por uma ferramenta de monitoramento criada pela Secretaria de Estado da Saúde, denominada vacinômetro. Por meio dele, qualquer cidadão pode acompanhar quantas pessoas já foram imunizadas e a quantidade de doses de vacinas distribuídas no Estado: coronavirus.saude.mg.gov.br/vacinometro.

A coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes ressalta que mesmo com a chegada de nova remessa de vacinas contra a Covid-19, os municípios deverão continuar dando prioridade à vacinação de idosos que moram em asilos ou instituições de longa permanência; indígenas; trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente da Covid-19 e pessoas com deficiência, maiores de 18 anos, que são assistidas por residências inclusivas. Ontem (1º) foi de grande movimento na rede de frios da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, com a entrega para 23 municípios da segunda remessa de vacinas contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Amanhã, será concluida o repasse de 25.700 doses de vacinas para 54 secretarias municipais de saúde que integram a sua área de atuação. O transporte das vacinas para os municípios está sendo feito com escolta da Polícia Militar com o objetivo de evitar extravios. Nesta semana está sendo repassada a segunda dose da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Essa nova entrega possibilitará aos municípios a conclusão da imunização de idosos, indígenas, deficientes físicos e trabalhadores da saúde que, a partir do dia 19 de janeiro, receberam a primeira dose do imunizante.

Nesta segunda-feira outras 11.120 doses da Coronavac e 12.500 doses da vacina Cosvishield, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford começaram a serem repassadas para os municípios darem continuidade à vacinação de idosos residentes em asilos, indígenas e trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente no atendimento de pessoas acometidas pela Covid-19. Com o novo quantitativo de vacinas entregues à região pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) a previsão é de que sejam vacinadas 17.244 pessoas.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques entende que a nova remessa de vacinas entregues aos municípios possibilitará a ampliação do número de pessoas imunizadas o que, consequentemente, resultará na redução das internações nos hospitais, além da queda do número de óbitos. “À medida que a vacinação avançar alcançando as pessoas que compõem os grupos prioritários, a tendência é de que haja diminuição gradativa das notificações de casos graves de Covid-19, o que possibilitará a diminuição das demandas de atendimentos nos serviços de saúde dos municípios e, também nos hospitais”, observa a superintendente.

Ontem foram contemplados com o recebimento de vacinas 23 municípios que compõem as microrregiões de saúde de Taiobeiras, Salinas e Francisco Sá. O município de Montes Claros também recebeu a segunda remessa de vacinas pelo fato de ter uma maior quantidade de pessoas a serem imunizadas. Na quarta-feira (3), a Superintendência Regional de Saúde concluirá o trabalho de entrega de vacinas para os demais 31 municípios que fazem parte da sua área de atuação. Serão contempladas as microrregiões de saúde de Janaúba/Monte Azul, Bocaiuva e de Coração de Jesus.

No caso da vacina da AstraZeneca/Universidade de Oxford a previsão é de que, entre os 54 municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros sejam vacinados 8.775 trabalhadores da saúde. Os municípios que terão maior quantidade de pessoas a serem imunizadas são: Montes Claros (4. 251); Janaúba (687); Bocaiúva (369); Salinas (312) e Taiobeiras (259). Em 25 municípios que integram a Gerência Regional de Saúde de Januária a previsão é de que sejam vacinados 1 mil 992 trabalhadores com a vacina da AstraZeneca/Universidade de Oxford. Januária terá 341 pessoas imunizadas, seguido de Brasília de Minas (265); São Francisco (231) e São João da Ponte (108). Por outro lado, para sete municípios que pertencem à GRS de Pirapora foram repassadas vacinas para imunização de 951 trabalhadores da saúde. As localidades com maior quantidade de pessoas a serem vacinadas são: Pirapora (442); Várzea da Palma (199) e Buritizeiro (169).

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: