FATOS E DETALHES - Rede Gazeta de Comunicação
FATOS E DETALHES

SANDRO FUSCA

Conversei ontem com Sandro Fusca, presidente do Núcleo do Cavalo da Sociedade Rural de Montes Claros, que foi candidato a deputado federal em 2020, obtendo 11.980 votos naquele pleito pelo PMN, e hoje está filiado ao PL. Sandro é sobrinho, ao mesmo tempo, do ex-ministro da Fazenda, Paulo Guedes, e do presidente do Sicoob Credinor, Dario Colares Moreira. A mãe dele é irmã das esposas de Guedes e Colares. Ultimamente, seu nome vem sendo muito comentado nos bastidores como um possível candidato a vice-prefeito na chapa de Guilherme Guimarães (UNIÃO BRASIL).

SANDRO FUSCA II

Sandro disse que não trabalha para ser candidato a vice, mas que aceitaria uma composição com Guilherme, caso fosse convidado para a tarefa. No entendimento dele, a melhor opção para o PL é unir a direita em torno da candidatura do atual vice-prefeito e não o lançamento de chapa própria. Para Fusca, o foco do PL precisa ser em 2026, entendendo que Humberto Souto e Guilherme serão aliados importantes do bolsonarismo nos próximos pleitos estadual e nacional. Ele me disse ainda que 99% dos integrantes da Sociedade Rural com quem conversou são eleitores de Bolsonaro no plano federal, mas tendem a votar em Guilherme para prefeito.

SANDRO FUSCA III

Para Sandro Fusca, uma composição com o PL na vice seria boa para Guilherme, que traria Bolsonaro para a campanha, além dos maiores tempo de TV e fundo partidário, mas ele entende que, mesmo sem a vice, o partido deveria considerar a possibilidade de apoiar o candidato de Humberto Souto. Sobre a possibilidade de Maurício da Santa Casa, que atualmente é pré-candidato pelo prefeito pelo PL, e não ele, ser indicado como vice de Guilherme, Fusca opina que isso dependeria da aceitação do nome pelo grupo da atual administração. 

UNIMONTES

Nessa quarta-feira (24), a Unimontes promoveu seu tradicional café com a imprensa. Os professores Wagner Santiago e Dalton Caldeira, reitor e vice da Universidade, fizeram um breve balanço do primeiro ano da gestão deles e anunciaram importantes novidades para a comunidade norte-mineira. Uma delas é o investimento que será feito, através da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), no valor de R$ 20 milhões, na implantação de um Centro de Excelência em Pesquisa voltado para o semiárido. Os laboratórios desse centro serão implantados, segundo Santiago, em parceria com empresas locais. A ideia é potencializar a investigação científica em todos os assuntos relacionados ao bioma cerrado, de maneira interdisciplinar, envolvendo temas como agricultura, meio ambiente, biotecnologia, saúde, cultura, educação e afins. 

UNIMONTES II

Wagner e Dalton também anunciaram que a Unimontes, conforme antecipou a coluna, está estudando a implantação de novos cursos de graduação, visando adaptar a grade da Universidade à atual realidade. O reitor disse que ainda este ano deverá ser incluído no vestibular da instituição o curso de Farmácia, com ementa voltada à atuação na indústria, visando ampliar a oferta de mão-de-obra local para as empresas do setor instaladas em Montes Claros. Segundo Wagner, a meta é lançar pelo menos um novo curso por ano. Em 2023, a Unimontes iniciou a graduação em Psicologia.

UNIMONTES III

Outros cursos que estão sendo estudados pela Unimontes são os de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Inteligência Artificial e Cinema. Inclusive, enquanto fazia o anúncio no café com a imprensa, uma comissão da Universidade visitava o curso de Cinema da UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais) em Cataguases, na zona da mata mineira. Um festival de cinema será realizado em Montes Claros no segundo semestre, numa parceria da Unimontes com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, para potencializar os debates em torno do novo curso.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: