Enem 2024 terá gabarito antecipado e bate recorde de participação de alunos do ensino médio - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Enem 2024 terá gabarito antecipado e bate recorde de participação de alunos do ensino médio

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que o gabarito do Enem 2024 será divulgado antes do previsto, já na próxima semana. A divulgação estava marcada para o dia 20 de novembro, mas a antecipação foi confirmada em coletiva de imprensa após o encerramento das provas. O presidente do Inep, Manuel Palácios, também esteve presente na coletiva.

Camilo Santana destacou um aumento significativo na participação de estudantes do ensino médio, com a taxa de participação desses alunos subindo de 58% em 2023 para 94% em 2024. Esse crescimento, segundo o ministro, deve-se ao programa Pé de Meia, que oferece uma “mesada” para estudantes do ensino médio, com um adicional para os que completam os dois dias de prova do Enem.

Outro ponto apresentado foi a taxa de abstenção: no segundo dia de prova, 30,6% dos inscritos faltaram, enquanto 73,4% dos estudantes compareceram no primeiro dia e 69,4% no segundo, totalizando 4.325.960 presentes.

Para 2025, estuda-se permitir que o Enem funcione como certificado de conclusão do ensino médio, mantendo o Encceja para quem ainda está na educação básica. Também será avaliada a possibilidade de unificar o Enem com o Saeb.

O ministro evitou comentar sobre o pacote de cortes de gastos previsto para ser anunciado pelo governo federal, que pode impactar o orçamento da Educação. Ele afirmou que o tema será tratado pelo ministro da Fazenda ou pelo presidente. Uma das medidas em análise é o ajuste nos pisos de gastos com Educação, que atualmente exige que o governo destine 18% da receita líquida de impostos ao setor. A proposta é limitar o crescimento a 2,5% acima da inflação, seguindo as novas diretrizes fiscais.