LIBERTADORES | Atlético, Botafogo, Peñarol e River: UFMG aponta probabilidade de finais da Libertadores - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

LIBERTADORES | Atlético, Botafogo, Peñarol e River: UFMG aponta probabilidade de finais da Libertadores

Departamento de matemática da UFMG definiu a probabilidade de cada uma das quatro possíveis finais da Libertadores

Os finalistas da Copa Libertadores 2024 serão decididos nesta semana, com a definição das semifinais entre River Plate x Atlético e Peñarol x Botafogo. Em contato com o No Ataque, o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apontou a probabilidade de ocorrer cada uma das quatro decisões possíveis.  Atlético e Botafogo deram passos importantes em busca da classificação e são favoritos às vagas na decisão continental, que ocorrerá em 30 de novembro, sábado, em campo neutro no Monumental de Núñez, em Buenos Aires.

Em 22 de outubro, na Arena MRV, em Belo Horizonte, o Galo bateu o River Plate por 3 a 0. A volta será nesta terça-feira (29/10), às 21h30, no Monumental de Núñez. Em 23 de outubro, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, o Botafogo goleou o Peñarol por 5 a 0, e a partida de volta será nesta quarta-feira (30/10), às 21h30, no Campeón del Siglo, em Montevidéu.

Probabilidades para a final da Copa Libertadores

O No Ataque entrou em contato com o professor Gilcione Nonato Costa, membro do departamento de matemática da UFMG, que fez os cálculos relacionados à final da Copa Libertadores de 2024. Foi levado em conta os desempenhos de River Plate e Peñarol como mandantes e de Atlético e Botafogo como visitantes.  Segundo o matemático, o Atlético tem 92% de chances de chegar à final da Libertadores, enquanto o Botafogo está, praticamente, classificado e tem 99,6% de chances de conquistar a vaga inédita na decisão continental. Desta forma, a final entre Atlético e Botafogo tem 91,6% de chances de ocorrer, o que representaria a quarta decisão entre dois clubes brasileiros nas últimas cinco edições da Libertadores.

Já o duelo entre Botafogo e River no grande jogo da América do Sul é visto pelo departamento de matemática da UFMG com probabilidade de 7,97%.  As possibilidades mais improváveis envolvem o Peñarol. A final entre Atlético e o clube uruguaio tem 0,4% de chances de ocorrer, enquanto a chance de River Plate e Peñarol protagonizarem a decisão da Libertadores é de apenas 0,03%.

(No Ataque)