Centro mais Vida de Montes Claros sedia o Simpósio de Transdisciplinaridade - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Centro mais Vida de Montes Claros sedia o Simpósio de Transdisciplinaridade

O Centro Mais Vida de Referência em Atenção à Saúde do Idoso (Crasi), administrado pelo Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), sediado em Montes Claros, realizará entre os dias 28 e 30 de setembro, o V Simpósio de Transdisciplinaridade em Envelhecimento (EnvelheSER). O centro é mantido exclusivamente com recursos repassados pelo Governo do Estado e atende demandas de saúde de pessoas idosas residentes em 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde Norte.

Reunindo médicos, cuidadores de idosos, acadêmicos de cursos de graduação na área da saúde e profissionais de outras áreas do conhecimento, o simpósio objetiva debater abordagens, protocolos e identificação precoce de doenças que acometem os idosos, tanto nas fases iniciais do envelhecimento, quanto no seu aprofundamento. O evento será realizado de forma híbrida, no auditório do HUCF e no plenário da Câmara Municipal de Montes Claros. 

“Nosso objetivo é qualificar os profissionais que se inclinam à geriatria, estudantes e cuidadores de idosos, para que todos desempenhem, da melhor forma possível o trato com os idosos de forma segura e de real promoção de saúde e bem-estar”, ressalta o coordenador do Centro Mais Vida, Ely Carlos Pereira de Jesus.

No dia 28, a partir das 14 horas, no auditório do Hospital Universitário, as síndromes geriátricas na atenção primária serão tema de palestra do médico infectologista, Luís Felipe José Ravic. Em seguida, a geriatra, Luciana Colares Maia, falará sobre o diagnóstico de incapacidade cognitiva na atenção primária.

As mesmas palestras do primeiro dia do simpósio serão novamente abordadas no dia 29, a partir das 14 horas, no auditório do HUCF. Já a partir das 19h30, no plenário da Câmara Municipal, “Espiritualidade e Longevidade” será o tema de palestra do professor de fisiopatologia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Carlos Eduardo Mendes D ´Angelis.

Dia 30, a partir das 8 horas, no plenário da Câmara Municipal, estarão em debate: Infarto Agudo do Miocárdio: O desafio frente às complicações crônicas no idoso; Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas no idoso: inovações terapêuticas, novos dispositivos para o tratamento; Acidente Vascular Cerebral: causas e consequências de demência vascular; Doenças e Alzheimer. As palestras serão conduzidas pelos médicos Pedro Duccini (cardiologista); Eliane Viana Mancuzo (pneumologista); Marcílio Monteiro Catarino (neurologista) e Luciana Colares Maia (geriatra).  (Ascom SES-MG)