Estado inaugura sistema de dessalinização do Programa Água Doce - Rede Gazeta de Comunicação
Estado inaugura sistema de dessalinização do Programa Água Doce

GIRLENO ALENCAR

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, a Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, e o Chefe de Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia participarão na quinta-feira (16), da Solenidade de Inauguração do Sistema de Dessalinização do Programa Água Doce no município de Verdelândia. As ações fazem parte do projeto de convivência com a seca e consiste em transformar água salobra em água potável para consumo humano.

A Cedec-MG informa que com relação ao período de seca, a realizou, em maio de 2022  o ‘Seminário de Convivência com a Seca’ em Montes Claros, em evento onde  orientou os municípios para o enfrentamento das consequências da seca e contou com a presença de mais de 300 pessoas, dentre elas 25 prefeitos e quatro vice-prefeitos. No total, participaram do seminário representantes de cerca de 130 municípios. Sobre as ações emergenciais, a Cedec atendeu 55 municípios, levando água para mais de 91 mil pessoas. Por meio do Transporte e Distribuição de Água Potável (TDAP), foram utilizados 70 caminhões pipa e 61.473.000 litros de água. Cestas básicas também foram distribuídas para as comunidades mais afetadas pela situação.

Em longo prazo, a Defesa Civil investe no Programa Água Doce, uma parceria entre o governo federal e órgãos estaduais como Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene). Em 2022, a Defesa Civil entregou 27 sistemas implantados pelo projeto, que busca levar água potável ao povo da zona rural do semiárido mineiro por meio da implantação de sistemas de dessalinização.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: