Romeu Zema e Gil Pereira seguem em agenda no Norte de Minas - Rede Gazeta de Comunicação
Romeu Zema e Gil Pereira seguem em agenda no Norte de Minas

O deputado Gil Pereira (PSD) acompanha o governador Romeu Zema (NOVO), durante agenda por municípios norte-mineiros, nesta sexta-feira (11/02/22) em visita a Montes Claros, cidade-polo da região, após sua passagem, ontem, por Salinas e Rio Pardo de Minas, onde conduziu solenidade para entrega de Títulos de Regularização Fundiária Rural.

Em Montes Claros, a programação inclui visita ao canteiro de obras da Eurofarma (Distrito Industrial II), às 15h, dentre as maiores obras em curso no país, após a passagem, às 11h, no Hospital Aroldo Tourinho, no Edgar Pereira, ao lado do vice-prefeito Guilherme Guimarães, representando o prefeito Humberto Souto.

Com investimento estimado de R$ 1,3 bilhão, a Eurofarma está gerando cerca de 1.000 empregos nesta etapa da sua implantação e gerará 600 postos de trabalho quando iniciar a operação.

“O procurador-geral de Justiça do Estado, Jarbas Soares, em reunião por mim solicitada, determinou a realização da regularização fundiária rural no Alto Rio Pardo para solucionar este antigo problema que vinha atormentando as famílias e travando investimentos bilionários em energias renováveis, dentre outras áreas, e o progresso regional. Hoje, o governador Romeu Zema entrega 331 títulos de propriedade, sendo aguardados mais cerca de 200, brevemente”, destacou o deputado Gil Pereira, durante o seu pronunciamento.

Empregos e progresso regional

Trata-se de ação histórica em prol do Alto Rio Pardo, resultado de antiga cobrança e articulação do deputado Gil Pereira, com o Ministério Público e o governo estadual, que viabilizaram ao Acordo de Regularização Fundiária Rural firmado, beneficiando 11 municípios da região, que há mais de 10 anos enfrentam entraves ao seu desenvolvimento, devido a pendências neste setor.

É resultado de reunião solicitada pelo deputado Gil Pereira, em março de 2021, com o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares, a secretária de Estado de Agricultura (Seapa-MG), Ana Maria Valentini, o coordenador estadual do Cimos, Paulo César Vicente de Lima, os promotores e procuradores, quando foi criado grupo institucional de trabalho, para construção e homologação do presente acordo fundiário, que teve também participação do Tribunal de Justiça de MG. (CARLOS HUMBERTO – Colaborador)


Ponte São Francisco-Pintópolis: sonho vira realidade

O croqui da Ponte São Francisco-Pintópolis / IMAGEM ILUSTRATIVA/ DER-MG

Na ocasião, o deputado Gil Pereira destacou importante anúncio para toda a região, com seu agradecimento: “Com grande alegria, informo que o governo estadual começará a construção da ponte, que ligará São Francisco a Pintópolis, na próxima terça-feira (15/02/22), conforme previsão anterior, a partir da montagem do canteiro de obras e da meta de concluí-las em 24 meses”.

O Consórcio KPE/NE – Ponte MG-402 iniciará os serviços de construção da estrutura sobre o rio São Francisco, por ordem e no interesse da Administração, nos termos do contrato DC-021/2021, conforme Ordem de Início, assinada pelo diretor de Construção de Obras Rodoviárias do DER-MG, Marcos Antônio Frade.

Luta parlamentar e parceria

“Resultado de muito esforço e da minha luta parlamentar, em parceria com o prefeito de Pintópolis, Ley Lopes, que por várias vezes acompanhou-me em audiências com o secretário de Estado da Seinfra-MG, Fernando Marcato, o diretor-geral do DER-MG, Robson Santana e o governador Romeu Zema, aos quais agradeço pela justificada prioridade dada à nossa solicitação”, declarou Gil Pereira, para completar: “Mais um sonho que realizamos, graças à forte parceria em prol do Norte de Minas”.

A tão esperada ponte será uma das maiores do Estado: mais de 1 quilômetro de extensão (1.120 metros) e 13,8 metros de largura, além de acesso de 3 quilômetros (MG-402). A estimativa de investimento chega a R$ 113 milhões, parte do acordo com a empresa Vale, que visa reparar os danos (sociais, ambientais e econômicos) decorrentes do rompimento registrado em Brumadinho.

Norte de MG: oportunidades e desenvolvimento

Com a construção da ponte, será facilitada a circulação de mercadorias agropecuária, especialmente, entre o Norte e Noroeste de MG e, também, o escoamento da produção de Goiás e Mato Grosso, para o Nordeste do país. Outro importante benefício da obra será ampliar o acesso das cidades mineiras ao Distrito Federal, uma vez que, por vias asfaltadas, é preciso passar por Pirapora, João Pinheiro, Paracatu e Unaí. “Antiga e justa reivindicação regional será atendida, gerando mais empregos, renda e desenvolvimento para o Norte de Minas”, ressaltou Gil Pereira.

“A construção de uma ponte com mais de 1 quilômetro não é tarefa fácil. A estrutura tem vão de navegação de 240 metros, outros vãos menores, de 40 metros, e pilares centrais de 15 metros de altura”, explicou o diretor-geral do DER-MG, Robson Santana.

O secretário de Estado da Seinfra-MG, Fernando Marcato, afirmou que os serviços vão começar com contratação de pessoal, deslocamento de máquinas e montagem do canteiro de obras. “Nossa meta é concluí-las em 24 meses”, reforçou ele. (CARLOS HUMBERTO – Colaborador)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: