Importância do jornalismo na vida da sociedade - Rede Gazeta de Comunicação
Importância do jornalismo na vida da sociedade

JOYCE ALMEIDA

O jornalismo é um dos principais pilares da sociedade atualmente. Desde o seu surgimento, inúmeras mudanças impactaram o Brasil e o mundo através do desenvolvimento das informações trabalhadas por jornalistas. É por meio das notícias, reportagens e demais informações lapidadas pelo jornalismo que as pessoas podem viver tendo conhecimento de tudo que acontecesse a sua volta, seja no seu bairro, cidade, país e mundialmente. 

Com a tecnologia cada vez mais avançada, a propagação de informações ocorre freneticamente com um simples dispositivo em mãos. Qualquer indivíduo que tenha acesso à internet, pode produzir e reproduzir informação, o que torna o jornalismo ainda mais necessário para dar as pessoas informações verdadeiras e com qualidade.

A funcionária pública, Maria Inês de Brito conta a relevância do jornalismo em sua vida. “Para mim, o jornalismo é muito importante. É fundamental estar informado/a sobre os acontecimentos diários que ocorrem em nosso meio e no mundo todo. Assisto os noticiários com frequência e diariamente dou ‘uma geral’ nos portais de notícias, onde leio aquelas que mais me chamam a atenção. Considero muito útil estarmos informados sobre o que está acontecendo na cidade, no país e no mundo”, afirma.

Segundo Maria, ela não compartilha muitas notícias em suas redes. “As outras pessoas já vão fazer isso, quando compartilho é alguma coisa que considero muito importante ou que seja relacionada a alguém próximo, e também procuro confirmar a veracidade da informação”, conta.

Ela ainda ressalta a importância do combate às fake news, que é cada vez mais complicado. “É de fundamental importância combater as ‘fakes’, porém é muito difícil. Queremos nos manter informados e não enganados, e é essa enganação que a notícia falsa ou distorcida causa. Quando, por um lado, temos a facilidade de levar a notícia ao alcance da maioria, temos, também, o risco de disseminar falsas interpretações ou de confundirmos o que é fato com o que é opinião”.

A produção e compartilhamento de informações falsas e danosas em qualquer natureza, tem como consequência inúmeros prejuízos no conhecimento das pessoas. “A informação mal passada pode atingir a integridade de pessoas, causar danos em sua imagem que não poderão ser corrigidos. E, uma vez publicado, não temos controle exato de quantas pessoas alcançou e se, e quando a informação correta irá até a pessoa alcançada para desfazer o engano”, conclui. (Sob supervisão de Stênio Aguiar)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: