Grappa recebe recursos para continuar atividades em Moc - Rede Gazeta de Comunicação
Grappa recebe recursos para continuar atividades em Moc

GIRLENO ALENCAR

O Grupo de Apoio à Prevenção e aos Portadores da AIDS (Grappa de Montes Claros, receberá R$ 133.629,60 conforme publicação feita no Diário Oficial de Montes Claros de ontem. A presidente Maurina Carvalho explica que esse recurso é usado para pagar aos técnicos que atuam no apoio aos 80 pacientes com essa doença em Montes Claros e no Norte de Minas, inclusive com acompanha domiciliar. O Processo: 182/2021 na modalidade de Inexigibilidade de Licitação n°. 043/2021 teve como objeto o repasse de recurso federal de custeio das ações desenvolvidas pela casa de apoio para pessoas vivendo com HIV/AIDS, proveniente do bloco da vigilância em saúde para as ações de vigilância, prevenção e controle das DST/AIDS, destinado ao grupo de apoio à prevenção e aos portadores da AIDS, conforme portarias Nº 2.555 de 28 de outubro de 2011 e Nº 3.276 de 26 de dezembro de 2013, Deliberação CIB-SUS/MG Nº 3.210 de 19 de agosto de 2020 e plano de trabalho.

O contrato P182/2021/ 2021 tem vigência de 12 meses, contados da assinatura. Assinado por meio físico em 7 de maio de 2021 com a  Secretaria Municipal de Saúde. O Grappa é uma entidade civil, filantrópica, reconhecida a título de utilidade pública municipal e estadual, fundada em 1992, tendo sede em Montes Claros. Desde a sua criação, trabalha com prevenção e apoio aos portadores do vírus HIV e doentes de AIDS. Este trabalho se dá com apoio psicossocial, visita hospitalar e domiciliar, reuniões de convivência mensal com familiares, atividades de entretenimento e socialização com amigos e familiares, almoço solidário todos os dias, encaminhamento para exames e orientações sobre as informações claras dos serviços de saúde, aulas de reforço escolar, artesanato, dança e teatro para crianças e adolescentes, acolhimento às crianças HIV+ oriundas de outros municípios vizinhos que precisam de tratamento fora de domicilio. Além disso, são realizadas campanhas de prevenção tanto com os portadores de HIV/AIDS quanto com a população de Montes Claros e diversas cidades do Norte de Minas.

O Grappa possui finalidades e objetivos assistenciais ao seu público alvo que são os portadores da AIDS, tendo ainda as seguintes metas prioritárias para garantir o apoio àqueles que se descobrem ser portadores do HIV/AIDS, (Membros Associados Assistidos), de forma a proporcionar, intermediar ou fazer meio, desde que de ordem legal e moral, perante a sociedade em que se encontrarem inseridos, para que deem a continuidade da vida em todos os seus aspectos, devendo ainda: auxilio na prevenção, assistência e no combate as DSTs/AIDS e Hepatites Virais e sua área de atuação; auxílio da Assistência ao portador do vírus HIV em suas necessidades físicas, psicológicas, legais, sociais e culturais; firmar convênios com associações congêneres, autarquias Federais, Estaduais, Municipais e outras em benefícios da entidade e seus Assistidos; fomentar, assessorar e executar projetos relacionados. Com o objetivo deste estatuto, apoiados por leis em todas as esferas legais e administrativas; combater a discriminação de qualquer natureza em face dos Assistidos bem como de seus familiares; viabilizar a capacitação de recursos junto a organismos públicos ou privados, nacionais ou internacionais, visando à implantação de projetos que venham a promover o desenvolvimento econômico e social da entidade; realizar trabalhos de conscientização das pessoas vivendo com HIV/AIDS da importância da prevenção positiva e da adesão ao tratamento; promover acesso ao tratamento das pessoas com HIV/AIDS no âmbito público e privado; promover a integração social das pessoas vivendo com HIV/AIDS entre si e, seus familiares, amigos e profissionais multidisciplinares no âmbito nacional e internacional, propiciando melhores alternativas de qualidade de vida, tanto no âmbito social como da saúde física e mental. § 1º Além das finalidades e objetivos assistenciais descritos no caput do artigo, Grappa ainda funciona como Casa de Apoio.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: