FATOS E DETALHES - Rede Gazeta de Comunicação
FATOS E DETALHES

PSD COM PT

A temporada de especulações está aberta e longe de terminar. A última dá conta de que Rodrigo Pacheco e Alexandre Silveira, próceres do PSD em Minas Gerais, já teriam determinado uma composição com o PT nas eleições municipais. Uma das hipóteses aventadas nessa composição PSD-PT seria o lançamento da candidatura de Gil Pereira à Prefeitura de Montes Claros, com o deputado federal Paulo Guedes, que hoje é o pré-candidato do PT, indicando o vice da chapa. Montes Claros seria, assim, o laboratório da união PSD-PT que deverá ser colocada em prática em 2026 na disputa para o Governo de Minas, com Rodrigo Pacheco sendo o candidato da centro-esquerda, muito provavelmente com um petista na vice.

PSD COM PT II

Ocorre que, em meio ao fortalecimento desse boato e à saída do provável vice da chapa de Guilherme Guimarães, Otávio Rocha, do PSD, Gil Pereira fez questão de participar, com ampla cobertura em suas redes sociais, de evento da Prefeitura de Montes Claros, nesta semana, ao lado do prefeito Humberto Souto. Inclusive, levou a esposa Cristina Pereira e uma de suas netas. Gil Pereira hoje faz base da base de todos os governos: municipal, estadual e federal, tendo, portanto, argumentação para qualquer passo político que tomar. Caso o PSD realmente componha com o PT, a hipótese mais provável é o partido somar com o tempo de TV, ficando os filiados “liberados” para apoiar outros candidatos caso assim preferirem. Como diria a velha marchinha carnavalesca, “as águas (ainda) vão rolar”.

PP E REPUBLICANOS

A entrada dos partidos PP e REPUBLICANOS na base de Humberto Souto parece ter acomodado vereadores que ainda procuravam abrigo para tentar a reeleição. No PP, ficaram Júnior Martins (confirmando sua saída do Cidadania, conforme dissemos semanas atrás na coluna) e Valdecy Contador. Para o REPUBLICANOS devem ir Pastor Elair e Aldair Fagundes – essa era a informação no momento do fechamento da coluna, 13 horas de 5 de abril. Ceci Protetora e Leãozinho, que pode ser substituído nas urnas pelo pai Leão, deverão ficar no PRD, partido resultante da fusão PTB-PATRIOTAS.

CIDADANIA COM GUILHERME

O presidente municipal do CIDADANIA, vereador Claudim da Prefeitura, esteve em Belo Horizonte nesta semana, onde se reuniu com os presidentes estaduais do PSDB, Paulo Abi-Ackel, e do próprio CIDADANIA, João Vítor Xavier, ambos deputados. PSDB e CIDADANIA têm uma federação e, portanto, precisam caminhar juntos em todas as eleições no Brasil, pelo menos até 2026. Ficou definido que Claudim terá toda liberdade para apoiar Guilherme Guimarães juntamente com os demais candidatos do partido, contudo, a federação ainda vai resolver com qual candidato se coligará formalmente na majoritária, cedendo seu tempo de rádio e TV. Hoje, a dúvida da Federação é entre Délio Pinheiro ou Guilherme. Na prática, se a Federação ficar com o vice-prefeito, PSDB e Cidadania estarão juntos. Se ficar com Délio, será o Cidadania com Guilherme e os tucanos com o pedetista.

REDE-PSOL

Rodrigo Cadeirante ficará na federação REDE-PSOL. Correligionários do vereador acham que ele poderá atingir, na reeleição para vereador, um terço dos votos que teve para deputado federal em Montes Claros nas últimas eleições. Um terço de 20.512 representariam 6.837 votos, marca que ninguém teve ainda na história das eleições legislativas do município. Se a conta estiver correta, Rodrigo ficaria, só com os seus votos, muito próximo dos 80% do coeficiente eleitoral, que o deixariam apto a participar da chamada sobra. O restante seria completado pelos votos dos candidatos do PSOL, que deve apresentar nomes como o do advogado Mercinho Mota e da liderança local do MTST, Pablo Alves, ambos com boa aceitação no eleitorado progressista.

SAMUEL BRAÚNA Filho do ex-secretário municipal de Cultura, meu querido e saudoso amigo Ildeu Braúna, Samuel Braúna será candidato a vereador nas eleições deste ano. Escolheu para o projeto o MDB, seguindo a tradição da sua família, aliada histórica do ex-prefeito Luiz Tadeu Leite. Samuel, aliás, em função da amizade dos pais, é amigo de infância do deputado Tadeuzinho, atualmente a maior liderança do MDB em Minas Gerais.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: