Zé Reis propõe médicos estrangeiros para atender em leitos de UTI Covid - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Zé Reis propõe médicos estrangeiros para atender em leitos de UTI Covid

O deputado Zé Reis propôs que Minas Gerais contrate médicos estrangeiros que estão residindo no Brasil e sem exercer suas funções, para trabalharem nos leitos de UTI da Covid-19 que estão sendo criados. O deputado apresentou uma emenda ao projeto que tramita na Assembleia Legislativa, na qual propõe a contratação temporária e excepcional de médicos estrangeiros residentes no Brasil que já exerceram o exercício da medicina conforme a Lei Federal nº 12.871 de 22 de outubro de 2013. No discurso na reunião, o deputado Zé Reis se lembrou das mais de 300 mil mortes por Covid no Brasil, e que, além da falta de medicamentos e kits entubação, está faltando profissionais de saúde para trabalharem nos novos leitos de UTI Covid.

Na justificativa, o deputado observa que “neste momento de crise sanitária causada pela pandemia do Covid-19, a escassez de mão de obra de profissionais de saúde têm se mostrado como mais um empecilho para a solução deste grave problema”. O deputado argumenta que em outros momentos de falta de mão de obra, médicos estrangeiros deram grande suporte ao sistema de saúde brasileiro e que muitos desses mesmos médicos já atuaram através do programa federal ‘Mais Médicos’ e agora se encontram desempregados: Nada mais justo nesse momento que se possa permitir então que estes mesmo profissionais que já ajudaram na área de saúde, atuem também nesse momento de crise”. 

    Ainda na reunião, o deputado anunciou que entrou com o projeto de lei 2.554 que cria o Plano Mineiro de Imunização e, com isso, cria condições para o Estado vacinar professores e profissionais do segmentos da área de segurança, como os policiais de forma geral.