Novas estratégias para acompanhar o futuro da energia solar - Rede Gazeta de Comunicação
Novas estratégias para acompanhar o futuro da energia solar

DAVI SAADIA

CEO da Go Solar, distribuidor de geradores e equipamentos fotovoltaicos

O mercado de energia solar cresce exponencialmente no Brasil. No ano passado, o setor fotovoltaico fechou com 7,5 gigawatts (GW) de potência operacional, liderado pela geração distribuída, responsável por 4,4 GW desse total. Inúmeros fatores contribuem com o crescimento dessa fonte, como o avanço da tecnologia, a queda no preço dos equipamentos e a maior disponibilidade de linhas de crédito pelos bancos que ajudaram na popularização do sistema aos consumidores. Hoje, a energia solar, além de ter um papel importante na contribuição para o meio ambiente, é uma grande alternativa aos altos custos das tarifas de energia elétrica.

Na geração distribuída, além dos sistemas instalados nas residências para a produção da própria energia, existem outras possibilidades aos consumidores, como as usinas de médio porte, que são instalações fotovoltaicas capazes de atender a demanda de energia de indústrias, empresas, comércios, agronegócios e aos próprios consumidores finais, que muitas vezes têm espaços limitados para a instalação de painéis. Esses parques solares estão espalhados por todo o país, sobretudo no Nordeste devido à localização privilegiada no que tange aos níveis de irradiação solar.

Pensando nesse nicho, decidimos investir mais em treinamento e estoque em soluções de alta potência.

A partir de abril, também faremos uma mudança significativa na nossa estrutura ampliando nosso warehouse em três vezes a capacidade atual com o propósito de fazer a montagem dos nossos kits de inversores. Já estamos oferecendo um diferencial no mercado com estruturas personalizadas que podem ser configuradas com suporte para dois, três quatro e seis módulos. Essas iniciativas trarão maior flexibilidade na logística e na entrega dos produtos e melhores custos aos clientes, que já conhecem a qualidade dos nossos equipamentos.

Vale ressaltar que a eficiência na nossa capacidade de atendimento e logística foi fundamental para atingirmos a meta planejada em 2020, mesmo com a pandemia provocada pelo coronavírus, conquistando, em pouco tempo de mercado, a confiança dos nossos clientes.

Parte desse sucesso é a aposta em inovação, com investimentos em sistema para gerenciamento de toda a operação em uma única plataforma, além das excelentes parcerias estratégicas com os fabricantes internacionais de equipamentos fotovoltaicos, que contribuem para a nossa oferta de modernas tecnologias a este segmento.

Diante desse conjunto de ações, acompanhando dia a dia o andamento do mercado, as decisões do governo e os resultados da pandemia, nossa meta, é alcançarmos um faturamento de R$ 500 milhões em 2021, com a venda de 200MW de inversores de alta tecnologia ao setor de energia solar.

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