Bebê de um mês se engasga com leite materno e tem vida salva pelo Corpo de Bombeiros - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Bebê de um mês se engasga com leite materno e tem vida salva pelo Corpo de Bombeiros

Um recém-nascido, de apenas um mês, teve a vida salva pelo Corpo de Bombeiros após ficar engasgado com o leite da própria mãe no bairro Residencial Minas Gerais, em Montes Claros, nesse último domingo (15).

De acordo com informações da corporação, o atendimento emergencial foi acionado por volta das 21h30, pelo 193. A mãe ligou desesperada ao perceber que o filho dela estava engasgando com leite materno. Em relato, a mulher disse que o recém-nascido apresentava dificuldades para respirar.

No atendimento, a equipe de teleatendentes passou a orientação passo a passo, para que a mãe pudesse realizar a desobstrução das vias aéreas do menino. No mesmo momento, uma outra equipe de militares foi acionada para se deslocar até a casa da vítima.

Conforme os bombeiros, a mães foi instruída a colocar o recém-nascido sobre a posição adequada e fazer os procedimentos corretos para efetuar a manobra de desobstrução com êxito, através da técnica de “tapinhas nas costas” e sucção das vias aéreas, de acordo com a faixa etária e seguindo os protocolos atuais.

O objetivo da corporação foi garantir que o bebê mantivesse as vias desobstruídas até a chegada dos militares que estavam se deslocando para o local.

A mãe da vítima seguiu as orientações com precisão e conseguiu manter a criança estabilizada. Assim que a guarnição chegou, assumiu o atendimento e, após avaliação, o recém-nascido foi transportado até um hospital da cidade para acompanhamento. O menino estava estável e não apresentava sinais de maior gravidade.

Ainda de acordo com os militares, a ação rápida e a comunicação eficaz entre o atendente do 193 e a mãe foram essenciais para o sucesso do atendimento, evitando complicações graves para o bebê, de apenas 30 dias.

Alerta

O Corpo de Bombeiros reforça a importância de manter a calma e seguir as orientações dos atendentes em situações de emergência. O atendimento remoto e imediato pode ser decisivo para salvar vidas, como neste caso de engasgo. Além disso, é fundamental que os pais e responsáveis estejam cientes dos procedimentos básicos de primeiros socorros para garantir a segurança de seus filhos.