Desenvolvimento planejado do Norte de Minas - Rede Gazeta de Comunicação
Desenvolvimento planejado do Norte de Minas

Com o desenvolvimento do Projeto Bloco 8, um dos compromissos da Sul Americana de Metais (SAM) é promover, junto às autoridades de Padre Carvalho, Grão Mogol, Fruta de Leite e Josenópolis, no Norte de Minas, a elaboração de seus planos diretores para planejar o ordenamento dos municípios que receberão as atividades da futura mineração.

O assunto foi tratado na segunda-feira (15) em encontro virtual com os prefeitos José Nilson Bispo de Sá, o Nilsinho (Padre Carvalho), e Diêgo Fagundes (Grão Mogol), os representantes da SAM, Gizelle Tocchetto e Cristiano Duarte, e o presidente do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codenorte), Eduardo Rabelo.

O Plano Diretor é um mecanismo legal que visa orientar os municípios a respeito da ocupação de seu território, formulado com base em interesses coletivos. Muitos municípios ainda não possuem este documento, que é de fundamental importância para nortear as ações governamentais e permitir seu crescimento de forma sustentável.

Certos da chegada da mineração e de sua contribuição para o desenvolvimento de toda a região, as autoridades reiteraram a importância da elaboração do documento, um dos compromissos da empresa com os municípios localizados na área de abrangência do projeto. Gizelle Tocchetto explicou que aguarda a retomada do licenciamento ambiental do projeto para iniciar o processo de custeio dos planos diretores que deverão ser conduzidos pelas prefeituras, de forma participativa junto às suas populações.

Diêgo Fernandes demonstrou seu apoio ao Bloco 8, ressaltou a mudança positiva na vida da população dos municípios atendidos e reforçou a necessidade de se trabalhar no sentido de estruturar melhor a região para receber funcionários, familiares e outros empreendimentos que serão estimulados a partir da operação do projeto da SAM.

“O Bloco 8 traz esperança de investimentos, de trabalho para nossa população, tributos que entrarão no município e que nos permitirão fornecer um serviço público de qualidade para a população. Mas nos preocupa a falta de infraestrutura dos municípios envolvidos. A gente tem uma preocupação com o Plano Diretor, o recebimento de todos os funcionários e suas famílias, sobretudo no local que será realizado o investimento, no Vale das Cancelas. A gente tem movimentado os deputados da região, tivemos audiência com o governador do Estado, quando expomos a nossa preocupação. A gente pretende ser parceiro da SAM, sabe da importância do Bloco 8 para a região e estamos atentos a tudo que pode acontecer se a gente, de forma não preventiva, não tomar as providências cabíveis”.

Nilsinho, que também preside a Amams, propôs a criação de uma força tarefa, composta de prefeitos, deputados estaduais e federais, além do governador Romeu Zema, para que haja celeridade na liberação das licenças ambientais.

“Nós acreditamos (no Projeto Bloco 8), queremos e sabemos que vai acontecer. Para isso precisamos nos preparar e o Plano Diretor é um grande instrumento para isso”.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: