Equinox Gold e Prefeitura de Porteirinha unem forças no combate à Doença de Chagas - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Equinox Gold e Prefeitura de Porteirinha unem forças no combate à Doença de Chagas

Parceria fortalece o programa IntegraChagas Brasil, do Ministério da Saúde, com testagem rápida e ampliação do acesso ao diagnóstico

A Mineração Riacho dos Machados/Equinox Gold é parceira da prefeitura de Porteirinha (MG) no fortalecimento do programa IntegraChagas Brasil, uma pesquisa do Ministério da Saúde para diagnóstico rápido e cuidado das pessoas acometidas pela doença de Chagas. A cidade faz parte de cinco municípios escolhidos pela alta incidência da doença em sua população. Estima-se que, atualmente, de 2 a 4 milhões de pessoas no país estejam infectadas pelo Trypanosoma cruzi, parasita que transmite a doença, mas menos de 10% delas têm o diagnóstico e o tratamento adequado.

A convite da prefeitura de Porteirinha, a Equinox Gold está participando de uma das fases mais sensíveis do programa, que é a testagem rápida de triagem para detecção da doença e ampliação do acesso ao diagnóstico. Para isso, recebeu 100 testes para serem realizados em seus funcionários da Mineração Riacho dos Machados, que residem em Porteirinha e Riacho dos Machados.

Uma imagem com vestuário, pessoa, sapatos, interior

Descrição gerada automaticamente

Funcionários da Mineração Riacho dos Machados participam do Dia D de Promoção à Saúde sobre a Doença de Chagas.

Caso os testes sejam positivos, é realizado um segundo exame de sorologia para confirmação da doença. Se a testagem der reagente, o funcionário passa a integrar o Programa de Doenças Crônicas da Equinox Gold e a ser acompanhado pelo médico do trabalho da mineradora, além da equipe responsável pela saúde de Porteirinha e Riacho dos Machados.

“A prefeitura de Porteirinha sempre nos convida para participar de ações de saúde que auxiliam toda a população. Já fizemos testes, na empresa, para detectar hepatite, sífilis, HIV, além de outras ações de promoção à saúde”, afirma Aparecida Vaneandra Sousa Batista, do ambulatório da Mineração Riacho dos Machados.

IntegraChagas

Em Porteirinha, estão previstos 16 mil testes rápidos de triagem na população. O município foi escolhido para ser piloto do programa pela alta incidência de mortalidade por Chagas e a falta de dados de pessoas infectadas. Além da população, cerca de 200 cães do município também estão sendo testados, já que, apesar de não serem transmissores, os animais ajudam a detectar locais que podem ter pessoas infectadas.

Segundo a integrante do grupo gestor do IntegraChagas em Porteirinha, Carlaila Monikh dos Santos, além da testagem, que deve durar até dezembro, a secretaria de Saúde também faz o acompanhamento, com a disponibilização de medicamentos, além de visitas anuais às pessoas infectadas. “Também fazemos a borrifação de inseticidas nas residências ou outros locais que podem ter transmissores como galinheiros, chiqueiros e locais rurais de criação de animais que possam favorecer a contaminação”, explica.

Para mobilizar a população quanto à importância do IntegraChagas, Carlaila conta que a prefeitura fez uma mobilização social envolvendo escolas, praças, igrejas e veículos de comunicação, destacando o conceito do programa e suas ações para enfrentar esse problema de saúde pública do município.

Doença de Chagas

Estima-se que 6 a 7 milhões de pessoas no mundo (a maioria na América Latina) estejam infectadas com Trypanosoma cruzi, parasita que causa a doença de Chagas. A transmissão ocorre pelo inseto barbeiro (vetor triatomíneo), por via oral (transmitido por alimentos), pelo sangue/componentes sanguíneos, por transmissão de mãe para filho/a (congênita), por transplante de órgãos e por acidente em laboratório de pesquisa.

A doença de Chagas faz parte das quatro principais causas de morte por doenças infecciosas e parasitárias no país.

Sobre a Equinox Gold

A Equinox Gold é uma mineradora canadense focada no crescimento, com sete minas de ouro em operação em quatro países: Brasil, Canadá, Estados Unidos e México, além do projeto Greenstone (Canadá) em desenvolvimento e prestes a se tornar a próxima mina em operação. A empresa segue o caminho para atingir mais de um milhão de onças de produção anual de ouro a partir de um conjunto de projetos de desenvolvimento e expansão. No Brasil, são quatro operações da Equinox Gold, localizadas nos estados da Bahia, Maranhão e Minas Gerais.