AMAMS sediará capacitação do programa Percursos Gerais para municípios do Norte de Minas - Rede Gazeta de Comunicação
AMAMS sediará capacitação do programa Percursos Gerais para municípios do Norte de Minas

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) sediará em Montes Claros, nos dias 25 e 26 de junho, a 2ª ação de apoio técnico do projeto Aproximação SUAS do programa “Percursos Gerais”, executado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social. O evento será destinado aos gestores e técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos mais de 50 municípios do Norte de Minas que participam deste programa. As inscrições podem ser realizadas até o dia 21 pelo link htpp://bit.ly/3qBizeD.

O presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo, o “Nilsinho”, salienta que o programa tem sua relevância por atender as pessoas em vulnerabilidade social ao criar a oportunidade de gerar renda para estas pessoas. Ele lembra que o Norte de Minas é o maior beneficiado com este programa, tendo em vista que a região apresenta os piores indicadores em desenvolvimento humano. 

O Programa Percursos Gerais: Trajetória para Autonomia desenvolve ações direcionadas aos principais problemas sociais vividos nas regiões mais vulneráveis do estado. O programa busca direcionar projetos que contribuam para que as famílias e indivíduos em situação de pobreza e extrema pobreza possam sair da condição de vulnerabilidade e caminhar em direção à autonomia.  Entende-se como autonomia o desenvolvimento da liberdade dos indivíduos e famílias para exercerem os seus direitos e expandirem seus potenciais de emancipação.

São desenvolvidas propostas institucionais de atuação intersetorial com órgãos do Governo de Minas Gerais, fomento às parcerias com empresas, organizações do terceiro setor relevantes e apoio técnico aos municípios. O programa articula ações das áreas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), reunindo projetos de geração de renda, esporte e lazer, assistência social, habitação social, dentre outras, juntamente com Secretarias de Estado parceiras, das áreas de segurança pública, desenvolvimento econômico, ambiental e agricultura.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: