FATOS E DETALHES - Rede Gazeta de Comunicação
FATOS E DETALHES

VÍDEO DE BOLSONARO

Uma ligação por vídeo que o deputado federal Nikolas Ferreira fez para o ex-presidente Jair Bolsonaro foi o ponto de maior destaque do evento que o PL realizou em Montes Claros na última segunda (20). Nessa ligação, Bolsonaro parabenizou os participantes do encontro e disse que o PL tem “uma marca forte”, sem entrar mais profundamente na questão eleitoral no município, onde dois grupos disputam o seu apoio, o do prefeito Humberto Souto e do vice Guilherme Guimarães, e o da comissão provisória do partido na cidade, que lançou pré-candidatura na ocasião.

ZEMA OU TARCÍSIO?

O vice-governador de Minas, Mateus Simões (NOVO), disse, em entrevista à Folha de São Paulo, que a preferência para ser o candidato da direita a Presidência da República em 2026 é do atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (REPUBLICANOS), não obstante Romeu Zema, também do NOVO, estar cotado para a disputa. “O candidato natural da direita para 2026 é o Tarcísio. A gente sabe disso e não tem interesse em fazer essa discussão nesse momento. Se, por uma circunstância, o Tarcísio não for candidato, aí é um debate que se abre neste campo. Mas estamos falando de uma questão que só vai ser colocada no final de 2025”, afirmou Simões, que pretende disputar o Governo de Minas com apoio de Zema no próximo pleito.

ZEMA NO SENADO

Se não for candidato a presidente, Zema pode repetir a receita dos ex-governadores tucanos Aécio Neves e Antônio Anastasia e ser candidato ao Senado, que vai ofertar duas vagas por estado no próximo pleito. De todo modo, se for candidato a algo em 2026, ele terá que se afastar do governo a seis meses das eleições, abrindo espaço para o vice Mateus Simões tentar ser governador com “a caneta na mão”. Porém, existe a possibilidade de filiação do senador Cleitinho (REPUBLICANOS) no NOVO, justamente para que ele seja opção para a sucessão de Zema. O irmão dele que é prefeito de Divinópolis já fez essa transição. Resta saber como o estado, que já teve Tancredo Neves, Itamar Franco e Juscelino Kubitschek entre os seus governadores e representa a terceira maior economia do país, assistirá essa movimentação de Cleitinho rumo ao Palácio da Liberdade.

LANÇAMENTO DE IARA

A vereadora Iara Pimentel (PT) promoverá, nesta quinta-feira (23), às 19 horas, no Conversinhos, o lançamento da sua pré-candidatura à reeleição. Iara, que cumpre o primeiro mandato, foi, durante a maior parte da atual legislatura, a única vereadora de oposição na Câmara Municipal de Montes Claros. Suas bandeiras estão mais concentradas na defesa dos direitos dos servidores da educação municipal, inclusive ela fez diversos discursos cobrando a distribuição das sobras do FUNDEB para os professores e o pagamento, pela Prefeitura, do piso nacional do magistério. O evento deverá contar, entre outras lideranças, com a presença da deputada estadual Leninha, vice-presidente estadual do PT e vice-presidente da Assembleia Legislativa.

REAPROXIMAÇÃO

Fonte da coluna informa que amigos em comum estariam tentando promover uma reaproximação política entre o prefeito Humberto Souto (CIDADANIA) e o ex-deputado Carlos Pimenta (PDT), afastados desde o final de 2022, quando Pimenta, com apoio de Humberto, não conseguiu a reeleição para mais um mandato na Assembleia. A esposa do prefeito, Tetê Mangabeira, inclusive, era da equipe do gabinete do pedetista na Assembleia, mas, desde as eleições, mudou para a assessoria de Gil Pereira. Desde o afastamento, Carlos Pimenta articula a pré-candidatura do seu colega de partido Délio Pinheiro à Prefeitura, enquanto Humberto abençoa o nome do seu vice Guilherme Guimarães.

REAPROXIMAÇÃO II

A mesma fonte disse que esses amigos tentam rearticular a composição entre Pimenta e Humberto da seguinte forma: Guilherme como candidato a prefeito e a médica Cláudia Borém, esposa do ex-deputado, que está filiada ao PSDB, como vice. A fonte não soube informar qual seria o espaço de Délio nessa articulação e se Humberto Souto e Carlos Pimenta já se manifestaram sobre a ideia.

Pecê Almeida Júnior é jornalista e publicitário e fechou esta coluna às 15h12 de 21 de maio de 2024

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: