FATOS E DETALHES - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

FATOS E DETALHES

VICE DE DÉLIO PINHEIRO

O PSDB, para o caso da composição com a candidatura de Délio Pinheiro (PDT) se confirmar, está com três cartas na manga para indicar como candidato a vice. Entraram no ninho tucano durante a janela partidária o ex-vice-prefeito Adauto Marques, presidente da FIEMG Regional Norte, e a médica Cláudia Borém, filha do ex-vice-prefeito Crisantino Borém e esposa do ex-deputado estadual Carlos Pimenta. O terceiro nome é o da ex-deputada estadual e segunda suplente de senadora, Ana Maria Resende, esposa do ex-prefeito Jairo Ataíde.

VEREADORA

Fonte da coluna indica que Cláudia Borém, se não for candidata a vice-prefeita, será candidata a vereadora. Se eleita, representaria o retorno de sua família à Câmara Municipal. O último membro dos Borém-Pimenta que lá esteve foi Sebastião Pimenta, seu cunhado, irmão de Carlos, que também foi vereador. Não é a primeira vez que o nome da Dra. Cláudia é especulado para uma composição na chapa majoritária. É um assunto que vem se repetindo pelo menos há quatro ou cinco eleições. A novidade é a possível candidatura ao Legislativo.

PSDB-CIDADANIA

Mesmo com o PSDB mais propenso a apoiar Délio, por orientação da sua executiva estadual (leia-se Aécio Neves), e o CIDADANIA já fechado com Guilherme Guimarães e definido que apoiará a candidatura do vice-prefeito mesmo que informalmente, os partidos tiveram que montar juntos a chapa de pré-candidatos a vereador, já que são uma federação. Eles apresentarão na disputa nomes como Claudim da Prefeitura, que será o puxador de votos, Marquinho Agente de Saúde, Marquim da Policlínica, Tiago do PHN, Júnior da Lanchonete Severino, Eltin Bicalho (filho de Ademar Bicalho), Pastora Lane, Juventil Maia, entre outros.

PAULO LOPES

O ex-vereador Paulo Lopes, que chegou a ser o mais votado da Câmara Municipal, tentará voltar ao legislativo montes-clarense. Ele se filiou ao AVANTE de Arlen Santiago. Paulo é filho do ex-prefeito Moacir Lopes e dividirá os votos da família com a atual vereadora Maria Helena Lopes, do MDB. Paulo Lopes é, pelo lado dos Oliveira, primo do vice-prefeito Guilherme Guimarães. Inclusive, o irmão de Guilherme, Peninha, é um dos articuladores da pré-campanha de Paulão.

BRUNO SOUTO

O professor Bruno Souto, que atualmente coordena o Pré-Vestibular do Colégio Batista, será candidato a vereador pelo PV. É a primeira incursão de Bruno na política. Além do conhecimento acumulado por anos de atuação em cursinhos e colégios, Bruno é um dos próceres da Ordem DeMolay em Montes Claros, instituição da qual participa há mais de 20 anos. Assim como o pré-candidato a prefeito pelo PL, Maurício da Santa Casa, Bruno Souto foi presidente da unidade local do DeMolay, instituição de jovens patrocinada pela Maçonaria.

CIDADÃO HONORÁRIO

Merecidamente, o amigo Helder Leone, médico pediatra e presidente da Fundação Dilson Godinho, será homenageado nesta quinta-feira com o título de Cidadão Honorário de Montes Claros, proposição do vereador Daniel Dias (PCdoB). Helder, que transita bem em todos os grupos políticos, nasceu em Corinto, e veio para Montes Claros no final dos anos 1970, a partir da transferência do seu pai, que era ferroviário. A solenidade deverá ser uma das mais concorridas e está marcada para as 19 horas, na Câmara Municipal.

ALEX NO UNIÃO BRASIL

O prefeito de Pirapora, Alex Cesar, será candidato à reeleição pelo UNIÃO BRASIL. Foram com o prefeito para o UNIÃO os vereadores Ademir Mika, Shirley da Oncologia e Anselmo Caires. Alex terá, ainda, o apoio já definido dos partidos REPUBLICANOS, PDT, PSB, NOVO, Federação PT-PV-PCdoB, MOBILIZA, PP, AGIR, SOLIDARIEDADE, PODEMOS e PRD, além de 12 dos 15 atuais vereadores. Outros partidos negociam. Na articulação política dessa ampla composição, o secretário de Governo de Alex, Paulo Rogério, o popular Paulão.