Jornada Pedagógica 2024 mobiliza servidores com intensa programação - Rede Gazeta de Comunicação
Jornada Pedagógica 2024 mobiliza servidores com intensa programação

A Jornada Pedagógica 2024, realizada pela Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria de Educação (SME), está mobilizando servidores do Sistema Municipal de Ensino com uma intensa programação, preparando para o início do ano letivo, marcado para 15 de fevereiro. Realizada no período de 5 e 9 de fevereiro, a Jornada Pedagógica 2024 traz o tema “Educação inclusiva, gestão e estratégias pedagógicas”.

Nessa quinta-feira (8), as atividades iniciaram com o planejamento dos projetos literários, realizado pelo projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, com discussão sobre os objetivos, metas e ações a serem desenvolvidas durante o ano letivo. “Contamos com a participação dos professores de Literatura, professores de Apoio Pedagógico para planejar o trabalho dentro desse tema amplo de inclusão, porque a literatura é inclusão pura”, explica Ellen Santa Rosa, coordenadora do projeto Trilha da Leitura. O curso foi realizado durante toda a manhã, no auditório do Centro Cultural.

Outra frente da programação foi o treinamento para cantineiras, promovido pela SME, por meio da coordenação de Nutrição e Segurança Alimentar, que reuniu cerca de 300 cantineiras e cantineiros que atuam nas unidades escolares, no auditório da Sociedade Rural. “Esse foi o primeiro treinamento do ano e abordamos temas como manipulação de alimentos, combate ao desperdício, controle de estoque e recebimento de gêneros, entre outros”, explica a coordenadora Mariana Mendes.

Durante o treinamento também foram premiadas as cantineiras que mais se destacaram em 2023: Maria Suzana Pinheiro Rocha e Silva (Cemei Solar de Jesus), Suely de Cássia Fernandes (escola conveniada Nova Canaã), Lílian Ferreira de Souza Veloso (Escola Municipal Exupério Gonçalves), Maria Cristina Oliveira Alquimim (Escola Municipal Bolívar de Andrade) e Sandra Aparecida Alves Rodrigues (Escola Municipal Rotary São Luiz).

Para a cantineira Maria Cristina Oliveira Alquimim, o treinamento é muito importante para a atualização dos conhecimentos. “Cada vez que a gente participa é um aprendizado novo, uma experiência nova, e isso é muito importante para garantir a preparação adequada da alimentação dos nossos alunos”, avalia.

No auditório da Escola Técnica, a Coordenação de Educação Inclusiva promoveu reuniões com psicólogos e assistentes sociais, quando foram repassadas as orientações, monitoramento e apresentação do Plano Anual de Trabalho; palestra sobre acolhimento e estratégias no acompanhamento e cuidados de vida diária de pessoas com deficiência para auxiliares de docência, e orientações, monitoramento e acompanhamento da aprendizagem do estudante para professores de Atendimento Educacional Especializado e supervisores pedagógicos da Educação.

Na Escola Municipal Geraldo Pereira de Souza foi realizada formação para professores da Educação Infantil, e na Escola Municipal Dona Vidinha Pires, formação para professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Professores e supervisores pedagógicos da Educação do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental participaram de planejamento no Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG); e técnicos de informática participaram de treinamento em Tecnologia da Informação e Comunicação, com orientações sobre acesso administrativo na gestão de computadores, tablets educacionais, telefonia e access points na Sede II da Prefeitura.

A Jornada Pedagógica encerra nesta sexta-feira (9), com palestra com o tema “Brain Gym e a inclusão escolar: a Autorregulação como apoio à aprendizagem”, proferida pela professora Késcia Carvalho, das 8h às 11h; e palestra sobre as “Boas práticas e inclusão em Saúde Mental”, proferida pelo médico psiquiatra Dr. Antônio Geraldo da Silva, das 14h às 17h. As palestras serão realizadas no auditório da OAB, no bairro Ibituruna. (JERÚSIA ARRUDA)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: