Inteligência Artificial reviveu Elis Regina - mas a revolução no marketing vai muito além - Rede Gazeta de Comunicação

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Inteligência Artificial reviveu Elis Regina – mas a revolução no marketing vai muito além

DANIELLE OLIVEIRA LOPES

Diretora de Marketing & Comunicação Latam da GFT Technologie

Fornecedores, clientes e consumidores certamente acompanham atentos às evoluções não só listadas por veículos de comunicação, mas também em suas interações com suas marcas favoritas. Para quem quer emergir ou permanecer na liderança de seus setores, não basta aproveitar-se da IA somente para se comunicar: é possível e preciso usar a seu favor o caráter preditivo que as cadeias de dados e informações permitem a cada empresa e seu negócio. Estar à frente aqui significa inovar de maneira constante, oportunizando a CX a cada etapa.

Me arrisco também a olhar para o futuro do marketing, da publicidade e das vendas neste ambiente da IA de franca expansão. Lembra-se do Metaverso, aquele espaço virtual no qual as pessoas podem/poderão interagir entre si por intermédio de avatares? Lá, onde Internet, realidade virtual e realidade aumentada se fundem, o uso da IA pelo marketing trará uma forte redução de custos no setor para empresas dos mais diversos setores, que se farão presentes e movimentarão grandes somas financeiras.

Quer outro exemplo? Em seu mais recente evento, o Dreamforce 2023, a plataforma Salesforce apresentou atualizações importantes no seu Einstein Copilot – a mais recente versão ganhou o nome de EinsteinGPT –, com o qual será possível gerar, por meio da IA, sites de forma automática, páginas de destino para campanhas de marketing, e descrições de produtos para apps de e-commerce e marketplace. E tudo isso de forma rápida e eficiente.

É por tudo isso, e não apenas pela bela voz de Elis Regina em um comercial, que já temos 45% das lideranças executivas de companhias globais testam ativamente a IA Generativa em seus negócios, conforme informou uma pesquisa em setembro deste ano. O número sobe para 78% quando os responsáveis empresariais foram instados a comparar benefício e risco em torno do investimento nessa tecnologia. Ou seja, para quase oito em cada 10 deles, vale a pena ousar em prol da disrupção. Como se vê em outros setores da economia, a IA também é um caminho sem volta no marketing.

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