Montes Claros institui o mês Maio Furta-Cor - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Montes Claros institui o mês Maio Furta-Cor

O Município de Montes Claros passou a contar com a Lei 5.632, que institui o mês “maio furta-cor” dedicado às ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna. O ato assinado pelo prefeito Humberto Souto determina ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção do tema objeto desta Lei poderão ser desenvolvidas através de: reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários, distribuição de material informativo impresso e digital, rodas de conversa, marchas, entre outras atividades, mas  sempre priorizando a conscientização da população sobre a importância da saúde mental materna; o incentivo as empresas, entidades de classe, associações, federações e à sociedade civil organizada para se engajarem nas campanhas sobre o tema objeto desta lei. 

Considerado o Mês das Mães, maio ganhou visibilidade com a criação da Campanha Maio Furta-Cor. O movimento, que acontece simultaneamente em todo o Brasil e em outros 17 países, tem como objetivo conscientizar e sensibilizar toda a população sobre o incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna. A maternidade é um período de grandes mudanças hormonais e novas adaptações na vida da mulher. Com a sobrecarga de responsabilidades e a falta de apoio emocional, esse momento se torna um desafio para a saúde mental dessas mulheres.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão pós-parto atinge cerca de 15% das puérperas nos países desenvolvidos, e 19% nos países em desenvolvimento. Outra importante ferramenta de promoção da Saúde Mental Materna é o plano de parto. Ele pode ser utilizado pela equipe de saúde para melhorar a experiência de parto e nascimento, além da prevenção de violências no ciclo gravídico e puerperal e condição de risco para eventos de depressão perinatal. (GA)

%d blogueiros gostam disto: