Santa Casa presta cerca de 1,3 mil atendimentos por mês no Cacon - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Santa Casa presta cerca de 1,3 mil atendimentos por mês no Cacon

GIRLENO ALENCAR

O Dia Mundial de Combate ao Câncer, comemorado no dia 4, foi marcado pelos dados da Santa Casa de Montes Claros, maior hospital da região, que presta cerca de 1.300 atendimentos por mês nas áreas de atendimento ambulatorial, quimioterapia, radioterapia e hematologia no Centro de Alta Complexidade em Oncologia Irmã Malvina (CACON), que existe há 25 anos.  De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a iniciativa de criação do Dia Mundial foi no ano de 2000 e tem como objetivo de aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença. O Brasil deverá registrar 625 mil novos casos de câncer para cada ano do triênio 2020/2022. Se descontados os casos de câncer de pele não melanoma, serão 450 mil novos registros da doença a cada ano.

A médica oncologista Romana Barbosa, ressalta que os dois tipos de câncer que o hospital mais atende são os de mama e o de próstata. “Em 2020, de acordo com o INCA, 65.840 (sessenta e cinco mil, oitocentos e quarenta), foi a estimativa de novos casos de câncer de próstata e 66.280 (sessenta e seis mil, duzentos e oitenta), novos casos de câncer de mama. Isso pode ser percebido no atendimento da Oncologia SUS da Santa Casa”, afirma.

O Centro de Alta Complexidade em Oncologia conta com uma equipe médica formada por oncologistas e hematologistas e disponibiliza ainda equipe multiprofissional nas áreas de enfermagem, farmácia, serviço social, nutrição, fisioterapia, odontologia e psicologia.

“Com a missão de prestar um serviço humanizado e digno aos pacientes, sempre buscamos oferecer um atendimento dentro dos mais altos padrões de qualidade, aliando tecnologia e humanização, através de uma equipe multidisciplinar especializada”, afirma o superintendente do hospital, Maurício Sérgio. Ele ressalta ainda que a Instituição conta com equipamentos modernos e disponibilização de recursos tecnológicos exclusivos, tais como acelerador linear, braquiterapia de alta taxa de dose e também planejamentos computadorizados tridimensionais. Além do atendimento SUS, o hospital conta ainda com a parceria das clínicas Radialis e Oncocenter, que também utilizam a tecnologia a serviço da vida, buscando sempre a assistência com excelência e utilizando técnicas pioneiras.

%d blogueiros gostam disto: