10 dicas para aliviar o estresse e prevenir Burnout nas empresas - Rede Gazeta de Comunicação

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10 dicas para aliviar o estresse e prevenir Burnout nas empresas

WESLEY LIMA

Músico e terapeuta sonoro

Há alguns anos, eu era apenas mais um trabalhador no mundo corporativo, navegando pelas demandas do dia a dia, metas e prazos. Tudo parecia normal até que, de repente, fui atingido por um inimigo invisível e silencioso: a depressão e o Burnout.

Esses companheiros inesperados me pegaram de surpresa e, mesmo estando em uma empresa que se preocupava com a saúde mental de seus funcionários, a sensação era de que algo estava faltando. Apesar das ações voltadas ao bem-estar, não estava devidamente preparada para lidar com o estresse e a depressão. O resultado? Tive de me afastar por algum tempo para lidar com esses sintomas e, ao voltar, percebi que pouca coisa havia mudado. Foi aí que compreendi a importância da relação entre o ambiente sonoro no trabalho e nossa saúde mental.

A experiência me mostrou que a sonoridade ao nosso redor, tanto as ações quanto os sons intencionais, pode ter um impacto profundo em nossa saúde mental. Com isso em mente, gostaria de compartilhar 10 dicas sobre como as empresas podem ajudar a aliviar o estresse e a depressão, contribuindo para a prevenção do Burnout:

1. fone de ouvido antirruído: o ambiente de escritório é frequentemente cheio de ruídos e conversas, o que pode ser uma distração constante. Recomendo o uso de fones de ouvido com cancelamento de ruído, que permitem que os funcionários se isolem dos sons externos e interrupções. Essa simples mudança pode aumentar significativamente a produtividade;

2. sons da natureza: estudos mostram que sons da natureza, como o canto dos pássaros, o som das ondas do mar ou o murmúrio de um riacho, podem melhorar o foco e reduzir o estresse. Encoraje seus funcionários a ouvir esses sons enquanto trabalham. Existem muitos aplicativos e sites que oferecem esses sons, tornando fácil a implementação dessa prática;

3. ruídos brancos: ruídos brancos são sons que contêm múltiplas frequências em intensidades iguais. Eles podem mascarar ruídos indesejados e criar um ambiente mais tranquilo. Muitas empresas usam máquinas de ruído branco para ajudar a criar um ambiente de trabalho mais calmo;

4. intenção produtiva: especialmente hoje que as pessoas estão trabalhando em Home Office elas escutam música e a escolha da música no ambiente de trabalho é crucial. Incentive seus funcionários a selecionar playlists com uma intenção emocional e produtiva. A música pode afetar diretamente o humor e a motivação, então optar por músicas que combinem com as tarefas do dia é uma estratégia eficaz;

5. evitar músicas em modo aleatório: escutar músicas em modo aleatório pode ser uma distração. É melhor criar playlists específicas que estejam alinhadas com as atividades do dia, evitando interrupções causadas por escolhas aleatórias;

6. momentos de silêncio: reserve espaços para o silêncio e focar na sua própria respiração durante o dia de trabalho. O som do silêncio pode ser incrivelmente restaurador e proporcionar um momento para reflexão;

7. programas de bem-estar: ofereça programas de bem-estar que incluam práticas relacionadas a consciência plena de tudo o que cerca o colaborador em um dia de trabalho, como sessões de meditação, vivências de Sound Healing (cura sonora, em português, baseada na ideia de que os sons podem influenciar positivamente o corpo e a mente, ajudando a equilibrar as emoções, reduzir o estresse e melhorar a qualidade de vida), breves pausas, promoção de autoconhecimento. Essas atividades podem melhorar o bem-estar e a saúde mental dos funcionários;

8. espaços de relaxamento: crie espaços de relaxamento que incluam elementos sonoros agradáveis, como fontes de água ou música suave. Esses espaços podem ser usados para pausas curtas e momentos de relaxamento;

9. treinamento de consciência sonora: ofereça treinamento que ensine os funcionários a serem mais conscientes dos sons ao seu redor e como esses sons podem afetar seu estado de ânimo. Conhecimento é poder, e isso pode levar a uma melhor gestão do estresse;

10. comunicação aberta: promova a comunicação aberta sobre a importância do ambiente no bem-estar dos funcionários. Incentive os membros da equipe a compartilhar suas preocupações e sugestões para melhorar o ambiente sonoro no local de trabalho.

A depressão e o Burnout são desafios significativos, mas com uma abordagem consciente em relação ao ambiente sonoro as empresas podem contribuir para aliviar o estresse e prevenir esses problemas de saúde mental. Lembre-se: a harmonia do som é fundamental para a harmonia da mente.

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