Carlos Viana participa de inauguração de usina fotovoltaica, nesta quinta-feira (9) - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Carlos Viana participa de inauguração de usina fotovoltaica, nesta quinta-feira (9)

O senador Carlos Viana (Podemos-MG) participa, nesta quinta-feira (9), da inauguração da Usina Fotovoltaica Hélio Valgas, na cidade de Várzea da Palma, no norte de Minas Gerais. Viana estará acompanhado do vice-presidente da República Geraldo Alckmin.

A energia solar é uma fonte renovável, limpa e segura na geração da energia, mas que no Brasil representa apenas 13% de toda matriz elétrica. A expansão da distribuição de energia limpa no país é uma das prioridades da atuação do senador Carlos Viana.

O parlamentar mineiro já apresentou dois projetos de lei que visam estimular e incentivar o uso de energia solar fotovoltaica. O primeiro, PL 3784/2023 obriga que os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de painéis solares fotovoltaicos a estruturar e implementar sistemas de logística reversa.

“A reciclagem de placas solares é fundamental para completar o ciclo sustentável da energia solar. A reciclagem reduz a quantidade de materiais valiosos que são descartados em aterros sanitários e possibilita o reaproveitamento das matérias-primas na fabricação de novos painéis, tornando a energia solar ainda mais sustentável e barata”, disse o senador.

Já o segundo projeto do senador Viana, PL 4063/2023, propõe a instalação de usina solar fotovoltaica em unidades de saúde e de ensino mantidas pelo Governo Federal, no prazo de vinte anos.

“Com essas medidas, esperamos que haja maior diversificação da matriz energética brasileira e incentivos para o crescimento da geração por fonte solar. É preciso democratizar os investimentos em geração de energia elétrica, além do que já é feito pela própria indústria”, concluiu o senador.

Várzea da Palma

A Usina Fotovoltaica Hélio Valgas, na Fazenda Caraíbas, é do Grupo Comerc Energia, e tem capacidade instalada de 662 MWp, com mais de 1,2 milhão de painéis fotovoltaicos distribuídos em uma área de 1.142 hectares, gerando energia equivalente ao abastecimento de aproximadamente 850 mil residências. A inauguração está prevista para as 10h desta quinta-feira.