CAPACITAÇÃO GRATUITA AJUDARÁ ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

CAPACITAÇÃO GRATUITA AJUDARÁ ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Profissionais de diversas organizações do Norte de Minas participaram, durante três dias de treinamento, de uma imersão de novos conhecimentos com o “Workshop de elaboração de projetos e captação de recursos para o terceiro setor”. O objetivo da capacitação, ofertada de forma gratuita, foi contribuir para o desenvolvimento de estratégias e técnicas para atender as necessidades dos diversos projetos e programas desenvolvidos por entidades do terceiro setor, como associações, projetos sociais, entre outros.

Ao longo do workshop, uma realização da Agência de Desenvolvimento do Norte de Minas (Adenor), e do Sebrae com patrocínio do Banco do Nordeste e com parceria da Fundação Credinor, os participantes entenderam melhor como fazer a análise da organização; planejamento estratégico para a captação de recursos; descrição dos programas realizados e dos projetos a serem implantados; elaboração do orçamento, entre outros tópicos.

“O objetivo do workshop foi alcançado com efetividade, considerando que houve grande adesão de entidades do terceiro setor de todo o Norte de Minas, de diversas cidades. Essas pessoas se capacitaram com informações consistentes, em busca de projetos para captar recursos que vão ajudar na manutenção das suas entidades”, declarou o presidente da Adenor, Pávilo Bernardina de Miranda.

Novos conhecimentos

Mais de 30 pessoas foram capacitadas ao longo dos três dias de workshop, realizado entre três e cinco de outubro. Com a troca dos novos conhecimentos, os participantes conseguiram ainda formatar parcerias e projetos para 2024. “Essa capacitação já tem nos ajudado a melhorar nosso planejamento e propósito. O workshop é de grande importância, pois, precisamos entender os caminhos e meios por onde captar recursos de maneira mais eficaz”, comenta o participante Marcos André dos Santos, representante de projetos e ações da Igreja Evangélica em Montes Claros.

Identificar e engajar agentes financiadores, que tenham interesse no apoio às diversas causas das entidades do terceiro, foi um dos fatores que fez Lindinalva Fernandes, CEO do Instituto Corrente do Amor, buscar a capacitação. “É uma gratidão. O caminho do sucesso passa por conhecer novas pessoas e gerar conhecimento, como o que recebemos nestes três dias de workshop. Agradeço a todos da equipe do evento, que nos ofereceram tanto conhecimento. A nossa instituição vai virar outra depois de todo este treinamento”, afirma Lindinalva Fernandes.

Para Stefany Silva Leite, representante da Fundação Sara, entidade filantrópica que atua com assistência à saúde de crianças, e suas famílias, em tratamento de câncer, os novos conhecimentos serão importantes para a manutenção das ações assistenciais da entidade.

“O workshop foi uma oportunidade importante para nós que trabalhamos com entidades do terceiro setor. Estou iniciando na função de captadora de recursos pela Fundação Sara. Essa capacitação vai agregar muito no nosso dia a dia. Assim poderemos continuar fazendo a diferença na sociedade”, Stefany Silva Leite.

A programação contou com a participação do presidente da Adenor, Pávilo Bernardina de Miranda, do diretor de desenvolvimento regional da entidade, Edenilson Durães, e do diretor jurídico Oscar Moreira, além de especialistas do Sebrae Minas e Banco do Nordeste.

%d blogueiros gostam disto: