Fale com a Unimontes: Universidade aprimora serviço de escuta da comunidade acadêmica - Rede Gazeta de Comunicação

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Fale com a Unimontes: Universidade aprimora serviço de escuta da comunidade acadêmica

A Universidade Estadual de Montes Claros conta com um importante canal de comunicação com a comunidade acadêmica, voltado para ouvir, democraticamente, reclamações, críticas, denúncias, pedidos de providências, sugestões e outras demandas dos professores, servidores técnico-administrativos e alunos. Trata-se do “Fale com a Unimontes”.

A gestão superior da instituição busca aprimorar o serviço de ouvidoria e de escuta da comunidade, visando à melhoria de suas atividades. Com essa perspectiva, a reitoria nomeou como coordenadora do “Fale com a Unimontes” a professora Regina Célia Fernandes Teixeira, graduada em Ciências Sociais, mestre e doutora em Educação, vinculada ao Departamento de Política e Ciências Sociais da universidade.

“O nosso objetivo é sempre ouvir a comunidade universitária, visando atender todas as suas demandas e criar um ambiente saudável para todos. Com a atuação da professora Regina Célia a frente do “Fale com a Unimontes”, temos certeza que alcançaremos esse objetivo. Além de ter uma pessoa altamente qualificada e experiente na área de ouvidoria, contamos com a sensibilidade da mulher em um setor tão importante”, avalia o reitor da instituição, professor Wagner de Paulo Santiago.

Além de atuar como docente da Unimontes há 26 anos, a professora Regina Célia Fernandes Teixeira tem a experiência de 18 anos de trabalho na área de ouvidoria universitária. Ela agradeceu a atual gestão superior da universidade pela confiança em seu trabalho, ressaltando que sua nomeação para a coordenação do “Fale com a Unimontes” também representa o reconhecimento e a valorização da mulher no ambiente acadêmico.

“Me alegrou muito ter recebido o convite da reitoria da Universidade, principalmente, porque ter uma mulher à frente dessa ouvidoria, o “Fale com a Unimontes”, é fundamental para a demarcação dos espaços ocupados pela classe feminina no século 21. Isso pra gente é uma grande alegria”, afirma a professora Regina Célia.

Ela destaca que o “Fale com a Unimontes” é um canal aberto entre professores, servidores técnico-administrativos, estudantes, gestores e comunidade externa. “Trata-se de um espaço de intermediação de diálogo, em que os elogios, as dúvidas, esclarecimentos e sugestões, são bem-vindos”, ressalta.

A coordenadora do “Fale com a Unimontes” salienta que a proposta da ouvidoria é estender sua atuação a todas as unidades da Unimontes. “Essa integração é de extrema importância. Um dos meus desafios é a aproximação com o Hospital Universitário (HU – Unimontes), com o Museu Regional e também com os demais campi da instituição. O objetivo é o intercâmbio e um diálogo permanente entre todas as instâncias da Universidade”, afirma.

Como funciona o “Fale com a Unimontes”

O serviço de ouvidoria “Fale com a Unimontes” executa, de forma imparcial e autônoma, as atividades relacionadas ao recebimento, exame e encaminhamento de manifestações da comunidade acadêmica, tais como: reclamações, solicitações, denúncias, sugestões, elogios, pedidos de simplificação e pedidos de acesso às informações sob a guarda da Universidade.  O atendimento é oferecido na forma presencial e pelo sistema online.

O setor de escuta da comunidade tem o mesmo alcance de uma Ouvidoria no serviço público e funciona no quiosque do campus-sede, entre os prédios 1 e 2, próximo à Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), Editora Unimontes e Diretório Central dos Estudantes (DCE).

O Fale Com Unimontes pode ser contactado através do link: https://www.sistemafalecom.unimontes.br.

Atendimento ao público: (38) 3229 8229 | 98425 0210 (Whatsapp).

E-mail: falecom@unimontes.br.