Prefeitura reforma e amplia Cemei do Chiquinho Guimarães - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Prefeitura reforma e amplia Cemei do Chiquinho Guimarães

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou na noite de segunda-feira (24), a quadra poliesportiva coberta e a reforma geral do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Professor Raimundo Neto, no bairro Chiquinho Guimarães.

A solenidade, realizada no pátio da unidade, reuniu a comunidade escolar, o vice-prefeito Guilherme Guimarães, autoridades, vereadores, secretários e servidores do município.

As instalações do Cemei foram totalmente reformadas pela Prefeitura, que utilizou mão de obra própria, e o espaço também ganhou uma nova quadra poliesportiva coberta, com toda a estrutura necessária para o lazer e a prática esportiva. Para a realização da obra foram investidos cerca de R$ 1 milhão, recursos do próprio Município.

De acordo com Rejane Veloso, secretária municipal de Educação, o Cemei Professor Raimundo Neto atende, atualmente, 230 crianças na faixa etária de 2 a 5 anos de idade, oferecendo uma educação infantil de qualidade. “A reforma do Cemei foi iniciada no ano de 2016, mas foi interrompida porque a empresa vencedora da licitação abandonou a obra. A Prefeitura, então, retomou os trabalhos, utilizando mão de obra própria, recursos próprios, e hoje temos não só um prédio reformado e ampliado, mas também uma quadra coberta e bem estruturada para atender os alunos e a comunidade”, explica.

O vice-prefeito Guilherme Guimarães destacou que a reforma e ampliação do Cemei é uma forma de resgatar aquilo que é mais importante, que é a dignidade das pessoas. “O conhecimento e a educação formal são fundamentais, mas também é preciso levar em consideração tudo aquilo que cerca esse processo, como o esporte, a cultura, o lazer, a integração com as famílias. E, ao reformar essa escola belíssima, com amplo espaço para as crianças, professores, demais servidores e para toda a comunidade, a Prefeitura demonstra seu compromisso com o cidadão, de transformar Montes Claros numa cidade cada vez mais acolhedora, que cuida da formação das crianças e possibilita mais oportunidades a todos: uma cidade que pensa a população de forma integral”, avalia.

Novas instalações

O Centro Municipal de Ensino Infantil Professor Raimundo Neto conta com 7 salas de aula, biblioteca, sala de artes, supervisão, direção, secretaria, refeitório, cantina com despensa, banheiros adaptados e com acessibilidade para atender as crianças com necessidades especiais. O prédio foi adaptado com rampas e conta uma área aberta muito importante para o desenvolvimento das crianças.

A área da quadra poliesportiva foi ampliada e recebeu cobertura em estrutura metálica, com fechamento em telhas metálicas e telhas translúcidas de fibra de vidro para melhor aproveitamento da iluminação natural. Também foi incluído um lanternim na cobertura, proporcionando conforto térmico ao permitir a circulação de ventilação pelo espaço. Já o sistema de drenagem pluvial vai evitar o acúmulo de água na superfície, garantindo que a quadra permaneça utilizável e segura mesmo em períodos de chuva.

A unidade também recebeu pintura em tinta epóxi no piso, que oferece maior resistência à abrasão causada pelas práticas esportivas. Foram feitas marcações para basquete, vôlei e futsal, bem como pintura nos muros internos e externos que cercam a quadra.

Todos os materiais e técnicas empregados na execução da quadra foram cuidadosamente selecionados para reduzir a necessidade de manutenção, aumentando assim a qualidade e longevidade da estrutura.

A diretora Thaís Andréa Lima Bicalho explica que, ao final da obra, muitos materiais que seriam descartados foram reaproveitados. “O conceito de Sustentabilidade está presente em todos os projetos realizados pela Educação, então aproveitamos os materiais que sobraram da obra para inspirar a comunidade escolar a adotar práticas sustentáveis em sua rotina”, explica.

Com esse conceito, carrinhos de mão e capacetes de proteção que seriam descartados foram transformados em vaso de plantas e decoram agora o pátio da escola. Máquinas de escrever e aparelhos de telefone antigos ganharam um espaço na biblioteca e ficam em exposição permanente. “Compartilhamos um sonho comum, que é o compromisso com a educação infantil. E cada detalhe faz parte desse processo. Além de transmitir conhecimento, também queremos cultivar mentes curiosas, corações compassivos e cidadãos engajados, capazes de enfrentar os desafios com confiança, determinação e torna o mundo um lugar melhor”, conclui a diretora. (Ascom PMMC)