Durante os 10 dias da 49ª Expomontes, o Sindicato Rural promoveu uma programação diversificada, visando capacitar e atender as demandas dos produtores rurais. Quase 300 pessoas participaram das capacitações e treinamentos oferecidos pela entidade.
O destaque foi o curso de gestão financeira do negócio rural para mulheres, com 4 turmas realizadas. Além disso, duas turmas sobre aposentadoria rural foram oferecidas, fornecendo informações essenciais aos produtores. Palestras sobre o uso de cana na bovinocultura e do capiaçu também enriqueceram o conhecimento dos participantes. A entidade recebeu participantes de Glaucilândia, Claro dos Poções, Juramento, e até mesmo de Diamantina.
Também foi ofertado atendimento gratuito na área jurídica, abordando temas como crédito rural, renegociação de dívidas, previdência e direito do trabalho. Um serviço inovador apresentado foi o departamento de pessoal para produtores rurais, centralizando os serviços necessários para o bom andamento dos negócios.
Com dois estandes, um institucional e outro prático, o Sindicato Rural ofereceu diversos cursos e oficinas, incluindo embutidos e defumados, derivados do leite, manutenção de tratores e quitandas. Destaque também para as oficinas de produção de salaminho e cinco tipos de linguiça. Estes, cursos promovidos em convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, braço de formação do Sistema Faemg.
Alexandre Rocha, produtor e presidente interino do sindicato rural, expressou sua satisfação com a diversidade de ações oferecidas durante o evento. “É gratificante ver a participação dos produtores e o interesse em buscar conhecimento para melhorar seus negócios. Estamos comprometidos em apoiá-los em todas as etapas”, afirmou.
Outro destaque durante o evento foi o seminário sobre regularização e fiscalização ambiental e outorga de águas, quando o auditório Osmane Barbosa recebeu cerca de 300 produtores rurais para discutir com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM questões indispensáveis para a manutenção da atividade rural na região.
Hilda Loschi, diretora e coordenadora das ações da entidade na Expomontes, ressaltou a importância da centralização dos serviços. “Nosso objetivo é facilitar a vida dos produtores rurais, concentrando os recursos e informações necessários em um único local, fortalecendo a gestão e promovendo o desenvolvimento sustentável”.
Para o presidente Alexandre Rocha, a Expomontes, evento promovido pela Sociedade Rural de Montes Claros, não apenas impulsiona a economia regional, mas também proporciona um espaço de encontro para troca de experiências entre produtores, empreendedores e profissionais de diversas áreas.
“Além de ser um dos maiores eventos do setor agropecuário e industrial, a feira se tornou um marco anual que atrai não apenas visitantes e expositores, mas também investimentos e oportunidades para a região”, finaliza. (Ascom Sindicato Rural)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)