Objetivo é debater os projetos da empresa no Estado e o planejamento para os próximos anos
O diretor-presidente da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), Gilberto Moura Valle Filho, é o convidado da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira (5), a partir das 9 horas.
A reunião, que acontecerá no Plenarinho III da ALMG, foi solicitada pelo presidente da comissão, deputado Gil Pereira (PSD). O objetivo é debater os projetos da empresa no Estado e o planejamento para os próximos anos.
A Gasmig é a distribuidora exclusiva de gás natural canalizado em todo o território mineiro, por outorga de concessão pelo Estado de Minas Gerais, atendendo aos segmentos industrial, comercial, residencial, gás natural comprimido (GNC), gás natural liquefeito (GNL), automotivo, cogeração/climatização e termelétrico.
A empresa é uma sociedade anônima sob o controle indireto do Estado de Minas Gerais, sendo seus acionistas a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), com 99,6% do capital e o município de Belo Horizonte, com 0,4%.
A estatal atende hoje diversas regiões de Minas Gerais e, além da sede em Belo Horizonte, tem unidades em Ipatinga (Vale do Aço), Juiz de Fora (Mata), Poços de Caldas (Sul) e Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH).
Segundo informações do site oficial da empresa, a Gasmig foi criada em 1986, quando iniciou a distribuição de biogás, extraído da usina que existia no aterro sanitário de Belo Horizonte.
Em 1992, a companhia iniciou o atendimento a consumidores do segmento industrial por meio da distribuição do gás disponibilizado pela Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim (RMBH).
No ano seguinte, a empresa celebrou com o governo de Minas o contrato de concessão da distribuição de gás natural, o qual foi renovado em janeiro de 2015, prorrogando a autorização até 2053.
Em 1998, a Gasmig passou a atuar no setor de Gás Natural Veicular (GNV), atendendo postos de combustíveis. Em 2001, a companhia iniciou o fornecimento de gás natural para usinas termelétricas em Juiz de Fora e Ibirité (RMBH).
Outra grande expansão veio em 2010, quando foi iniciada a distribuição do gás natural no parque industrial da região do Vale do Aço, sendo atendidas grandes indústrias como a Vale, Usiminas, Arcelor, Vallourec, entre outras. (Portal ALMG)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)