Montes Claros está na rota das apresentações do espetáculo ‘Do Campo à Mesa’, que será encenado até 30 de junho em escolas públicas dos estados do Pará, Mato Grosso, Tocantins e Minas Gerais. A peça teatral itinerante, que é gratuita e conta com a direção do grupo “Teatro Sustentável”, retrata a história e a importância da agricultura na evolução da humanidade, dentro da temática da sustentabilidade ambiental. A narrativa diz respeito a um pesquisador e seu assistente, que embarcam numa jornada do passado rumo ao presente, com a finalidade de investigar os desafios da biotecnologia aplicada à agricultura.
A peça também oferece às crianças uma visão lúdica quanto à origem e manuseio adequado dos alimentos, bem como a relevância de uma dieta saudável. Essa, inclusive, é uma das preocupações da Secretaria de Educação de Montes Claros, cuja merenda escolar está em conformidade com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado pelo governo federal em 1995 e que, entre outras medidas, promove o fortalecimento da agricultura local, estimula o hábito da alimentação saudável,
respeita a diversidade da cultura alimentar de cada região e defende boas práticas, desde a colheita até a distribuição dos produtos.
O espetáculo teatral tem sua narrativa contada pela personagem Dona Abelha, que fala também sobre a sua importância no contexto do equilíbrio ambiental e o porquê da necessidade da preservação de sua espécie. A idealizadora do grupo “Teatro Sustentável”, Christiane Deucher, explica que tudo foi pensando para transmitir uma mensagem positiva aos espectadores mirins e juvenis. “A performance captura a atenção dos jovens, sendo que muitos dos quais nunca tiveram a oportunidade de assistir a um espetáculo teatral. Nossa mensagem é a de que, ao encenar questões importantes por meio de uma abordagem lúdica, é possível alcançar um aprendizado e uma expressão artística ainda mais impactantes”, adianta.
A Escola Municipal Dominguinhos Pereira (Caic Maracanã), situada na avenida Queluz, s/n°, receberá a apresentação no próximo dia 28, às 8h30, em sessões às 10 e às 16 horas. As apresentações contam com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), além de uma fornecedora mundial de insumos e serviços agrícolas. (Ascom PMMC)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)