Moda sustentável e reaproveitamento de peças estão em alta no mercado - Rede Gazeta de Comunicação
Moda sustentável e reaproveitamento de peças estão em alta no mercado

JOYCE ALMEIDA

Em virtude do grande consumo de produtos pelas pessoas, a quantidade de itens que são deixados de lado e até mesmo descartados é bem significativa. Muito se fala sobre proteger o meio ambiente, um bom exemplo disso é a moda sustentável. Nesse ramo são comercializadas roupas, calçados e inúmeras coisas de qualidade que não eram mais usadas por seus antigos donos, sendo uma forma de reduzir a produção de lixo reaproveitando esses produtos para um novo consumidor.

A empresária Elisângela Lisboa explica mais sobre o que é e como funciona a moda sustentável. “A moda sustentável é o reaproveitamento de peças que poderiam ir para o descarte. Chegamos a receber muitas vezes peças que são novas e que nunca foram usadas, que possuem até a etiqueta. Realizamos toda a curadoria da mercadoria, partindo desde a higienização até a manutenção de alguma peça que, às vezes, vem descosturada, voltando para o comércio. Trabalhamos com roupas desde o infantil até o adulto masculino e feminino”, afirma.

Segundo a empresária, o número de consumidores adeptos aos brechós cresce cada vez mais, resultando em muitos benefícios. “Hoje temos um público muito grande que aderiu a essa modo sustentável. As pessoas já estão mais conscientes para o reaproveitamento e isso favorece muito a economia, porque são peças de qualidade e com um preço muito acessível. Então acaba que ajudamos a economia da nossa região com essas roupas que ao invés delas serem jogadas fora são reaproveitadas. Atualmente, o país produz mais de 1.700 toneladas e apenas 20% são reutilizadas. Portanto, o brechó está em alta devido a essa conscientização que incentiva a nova economia circular”.

Ao contrário das lojas que trabalham com nichos específicos de consumidores, os brechós oferecem uma maior gama de opções para quem busca produtos de diferentes gostos e idades. “Quem vem ao brechó encontra um leques de variedades, desde o bebê até ao adulto plus size. As opções que temos proporciona a chance das pessoas comprarem roupas que não são encontradas facilmente no mercado, principalmente para o público masculino. Além disso, também recebemos calçados, brinquedos e bolsas, então existem muitas opções para agradar o consumidor”, conclui.

Além da economia e da conscientização, a moda sustentável ainda dá a possibilidade de reinventar e redescobrir o próprio estilo. Com peças dos mais variados estilos, é possível apreciar desde o estilo mais clássico até o mais despojado. (Sob supervisão de Stênio Aguiar)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: