Farma Verde da Prefeitura capacita médicos - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Farma Verde da Prefeitura capacita médicos

A Prefeitura de Montes Claros, através da Farma Verde da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, na tarde dessa terça-feira, 6, uma Capacitação em Prescrição de Fitoterápicos voltada para os médicos da rede de Atenção Primária. A palestra foi ministrada, de forma remota, pelo Dr. Fábio Carmona, médico pediatra e pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) e da Farmácia Viva da cidade de Jardinópolis/SP; e por Victor Doleida, farmacêutico da USP e da Farmácia Viva.

O objetivo foi divulgar os trabalhos da Farma Verde para os médicos de todas as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Município, para que eles possam prescrever os fitoterápicos disponibilizados pela rede pública para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Farma Verde é coordenada por Eurislene Moreira, farmacêutica, mestre em Cuidado Primário e doutoranda em Ciências da Saúde. “Estamos tendo a oportunidade de fomentar a fitoterapia para os médicos da Atenção Primária prescreverem esses produtos na Rede Municipal de Montes Claros. Assim, a nossa população tem a oportunidade de receber os fitoterápicos com qualidade e eficácia, para usarem de forma correta os produtos prescritos por profissionais que estão sendo capacitados pela Farma Verde. O mais importante da capacitação é que os médicos ficaram satisfeitos com os resultados apresentados e com a ideia da prescrição de fitoterápicos”, destaca a coordenadora.

Leandro Godoy atende no polo do bairro Delfino Magalhães e enfatizou que “essa capacitação de fitoterápicos é de fundamental importância, porque é mais uma estratégia de cuidado. É uma estratégia de cuidado holístico que abrange muito mais do que a medicação em si, já que o fitoterápico é individualizado para que cada pessoa tenha um benefício específico. O mais importante é que é uma estratégia acessível e um grande avanço que a Prefeitura de Montes Claros disponibiliza. É a possibilidade de termos aqui, na rede pública de saúde, o tratamento fitoterápico oferecido pelo Sistema Único de Saúde”, disse.

A médica Erika Fernanda Sales Martuscelli que, atende na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Coral, recebe pacientes dos bairros Ibituruna, Vila Santa Maria e Melo. “Valeu a pena participar desse treinamento e capacitação. Em nosso dia a dia prescrevemos diversos remédios, e é uma surpresa muito grande saber que temos um serviço tão essencial do programa Farma Verde, que dá oportunidade para que esses pacientes façam a aquisição dos produtos que são oferecidos aqui”, afirma. (Ascom PMMC)

%d blogueiros gostam disto: