O dia 1º de junho é uma data muito esperada por centenas de militares todos os anos. É neste dia que ocorre a promoção de subtenentes ao posto de segundo-tenente. Mas qual o significado dessa promoção? Não se trata de uma simples mudança de posto. Essa mudança marca o fim de um ciclo na carreira das praças e o ingresso no Quadro Auxiliar de Oficiais (QAO). Em 2023, essa conquista é ainda mais especial. Neste ano o Exército Brasileiro comemora os 200 anos do Tenente Antônio João, herói da Epopeia de Dourados e Patrono do QAO.
445 militares integram o efetivo da primeira promoção ao Quadro Auxiliar de Oficiais no ano do bicentenário de nascimento do Patrono. Um dos promovidos nesta data é o Segundo-Tenente Ageu Souza. Oriundo da arma de Comunicações, ele atingiu o oficialato depois de 30 anos de serviço. O Tenente Ageu ingressou no Exército para o serviço militar inicial em 1993 no 1º Batalhão de Comunicações, em Santo Ângelo (RS). Um ano depois foi promovido a cabo. Outro ano se passou e ele foi aprovado no concurso da Escola de Sargentos das Armas.
Ao final de 1996, após o curso de formação, se tornou sargento do Exército Brasileiro e foi servir no 57º Batalhão de Infantaria Motorizada, no Rio de Janeiro. Também na capital fluminense, serviu no Comando Militar do Leste. Ageu Souza fez o curso de Operador de Equipamentos Audiovisuais e se especializou em fotografia – função que desempenha até hoje.
O Tenente Ageu Souza serve no Centro de Comunicação Social do Exército, onde chegou em 2016 como primeiro-sargento. Ele ainda acumula experiências em Missão de Paz no Haiti, monitor de fotografia na Escola de Comunicações e também como sargento no 1º Batalhão de Comunicações, a mesma organização militar em que ingressou no Exército em 1993.
“Para a carreira do Praça, atingir o oficialato é o coroamento, com êxito, para o militar que chega ao QAO. É o reconhecimento do Exército à carreira do Sargento”, relata o Tenente Ageu. “Estou muito feliz em ser promovido ao posto de Segundo-Tenente no Bicentenário do Patrono do Quadro Auxiliar de Oficiais, o Tenente Antônio João”, completa o oficial. (Exército Brasileiro)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)