Deputada indígena visita Santa Casa de Montes Claros - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

Deputada indígena visita Santa Casa de Montes Claros

Célia Xakriabá, primeira indígena mulher eleita deputada federal por Minas Gerais pelo PSOL, esteve na manhã da última sexta-feira (14), na Santa Casa Montes Claros. O objetivo da visita foi para explanar sobre processos e propostas de melhoria em relação ao atendimento à saúde indígena no Brasil como um todo. Recebida pelo superintendente da Santa Casa de Montes Claros, Maurício Sérgio Sousa e Silva, a deputada falou sobre o serviço prestado pelo hospital. “Já fui atendida aqui e já acompanhei familiares. Sempre acompanhei o trabalho da Santa Casa e esse acolhimento a várias populações, especialmente a questão indígena, que se tornou referência também”, elogiou.

De acordo com levantamento do IBGE, 5% da população brasileira é indígena – o que equivale a cerca de um milhão e meio de pessoas. Somente no Norte de Minas, são aproximadamente 11 mil indígenas. A deputada Célia Xakriabá ressaltou que entre as propostas da parlamentar, estão iniciativas para campanhas de conscientização e reforçou a importância de firmar parcerias com instituições hospitalares para o atendimento à população indígena. “Toda vez que se fala de saúde, as pessoas falam de doença. Mas também quero falar de saúde a partir de um ponto de vista de conscientização para evitar que as pessoas adoeçam”, disse.

Na oportunidade, Maurício Sérgio explicou sobre o atendimento médico-hospitalar que é ofertado na instituição, citando serviços de alta complexidade como transplantes, ortopedia e traumatologia, ginecologia e obstetrícia, entre outros. “A Santa Casa é referência em centenas de especialidades para o Norte de Minas. Entre elas está a ginecologia e obstetrícia. Somente aqui, por dia, nascem entre 15 a 20 crianças por dia. Em toda Minas Gerais, este número só é maior no hospital Sofia Feldman”, explica o superintendente.

Durante o encontro, a deputada revelou ainda que tem recebido visitas de diversos hospitais em seu gabinete. “Recebi um tanto de hospital da região, mas também muitos de Belo Horizonte no Congresso Nacional. E agora estou fazendo diferente. Estou indo até os hospitais para entender quais hospitais vamos celebrar uma parceria, pois é muito importante este cuidado. E, principalmente, pensar neste protocolo de cotas nestes hospitais que vamos estar celebrando estas parcerias”, explicou Célia Xakriabá.

Além disso, a deputada reforçou que quer estabelecer uma relação mais próxima com os gestores hospitalares com o intuito de aperfeiçoar e conscientizar a população sobre a diferença de atendimentos de baixa, média e alta complexidade. “Há um gargalo muito grande na saúde de modo geral. Por exemplo, no caso das gestantes, que não é caso de doença, no caso lá de Manga por exemplo, elas mesmas se diagnosticam e falam: ‘eu vou para Montes Claros’. Isso em várias situações que não eram de alta complexidade”, falou.

Ao final da reunião, o superintendente Maurício Sérgio agradeceu a visita e ressaltou sobre a importância da deputada federal no Congresso Nacional. “É muito importante a gente ter uma representante, uma líder do Norte de Minas, para conseguir trazer, de fato, melhores propostas para nossa região”, finaliza o gestor hospitalar. (ANA PAULA PAIXÃO – Colaboradora)