5º Festival de Arte Contemporânea Beagá Psiu Poético é finalizado na capital mineira - Rede Gazeta de Comunicação

PUBLICIDADE

5º Festival de Arte Contemporânea Beagá Psiu Poético é finalizado na capital mineira

A quinta edição do Festival de Arte Contemporânea Beagá Psiu Poético, com mais de 50 poetas participantes, 20 lançamentos de livros, saraus, performances e apresentações musicais, teve este ano como tema “Viver é desenhar sem borracha”, inspirado em Millôr Fernandes, o grande  homenageado desta edição. Poeta, desenhista, humorista, escritor, dramaturgo, tradutor e jornalista brasileiro, nascido em 16 de agosto de 1923, na cidade do Rio de Janeiro, o grande artista das diversas linguagens completaria 100 anos em 2023.

O evento aconteceu no período de 14 a 18 de março, em diversos espaços da capital mineira. Dentre as atividades do evento houve exposição de poemas e vídeo  poemas, apresentações artísticas, lançamento de livros com a presença dos autores,  feira de livros, saraus com poetas convidados e também sarau aberto com microfone à disposição da poesia.

O 5º Festival de Arte Contemporânea Beagá Psiu Poético é inspirado no evento Psiu Poético realizado pelo Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética desde 1987 em Montes Claros/MG, ambos com o objetivo comum de celebrar a poesia e também as outras manifestações artísticas, abrindo espaço para todos os autores interessados.

Os poetas João Aroldo Pereira, Antônio Galvão, Brenda Marques Pena, Cícero Neto, João Diniz, Jorge Afonso Maia Mairink, José Ênio Silva, Laudeir Borges, Míria Gomes de Oliveira, Miriam Luiza Vieira Lorentz, Mona Lisa de Barros Mendes, Nélio Torres, Sidneia Amélia Simões; Telma Borges, dentre outros, em parceria com o Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética de Montes Claros/MG, com a Casa da Floresta, Casa Socialista e Centro Cultural da UFMG foram os realizadores do 5° Festival de Arte Contemporânea Beagá Psiu Poético 2023 – tema “Viver é desenhar sem Borracha”.  Foram também  parceiros Asa de Papel Café & Arte, ALMG/ Espaço Cultural e Político Gustavo Capanema, Casa Matriz/ Casa de Jornalista/ SJPMG, CEFET – Unidade Nova Suíça, Mercado Municipal de Belo Horizonte e Restaurante Popular João Bosco Murta Lages – CMBH.

O 5º Festival de Arte Contemporânea Beagá Psiu Poético, inspirado no evento realizado há 36 anos em Montes Claros/MG, teve como objetivo celebrar a poesia e também as outras manifestações artísticas, através do encontro de poetas, escritores, dançarinos, performers, artistas de teatro, de artes plásticas e visuais etc., abrindo espaço para novos artistas, para todos os artistas interessados.

Tratou-se de uma oportunidade de apresentar a produção artística contemporânea, visando à sua divulgação e ao amplo debate, reunindo, além de artistas, também estudantes, educadores, leitores e público em geral. Não se trata de um concurso, e o Festival não tem como propósito premiar artistas ou produções artísticas. (Texto: Sidneia Simões)