Sociedade pode colaborar na construção do Panorama dos Resíduos Sólidos em MG - Rede Gazeta de Comunicação
Sociedade pode colaborar na construção do Panorama dos Resíduos Sólidos em MG

A Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) recebe, até o dia 31 de maio de 2023, a contribuição da sociedade civil com sugestões e informações que possam subsidiar a construção do Panorama dos Resíduos Sólidos em Minas Gerais. Por meio de formulário, a sociedade pode contribuir com dados e informações relacionadas à gestão de resíduos no Estado, que serão consideradas para a elaboração da etapa inicial do Panorama.

O Panorama fará parte da construção do Plano Estadual de Resíduos Sólidos de Minas Gerais (PERS-MG), que contemplará os resíduos Sólidos Urbanos, equiparados aos domiciliares gerados por populações rurais; resíduos de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços; serviços públicos de saneamento básico e industriais; serviços de saúde, da construção civil e agropastoris e os serviços de transportes e de mineração.

Para elaboração do Panorama, busca-se obter dados qualitativos e quantitativos sobre geração, transporte e destinação desses resíduos, além do potencial das indústrias de reciclagem, dos consórcios intermunicipais de resíduos, da coleta seletiva, gravimetria e os impactos relacionados ao gerenciamento de resíduos em Minas Gerais.

O presidente da Feam, Renato Teixeira Brandão, observa que a construção do Plano é uma oportunidade de fazer uma discussão ampla com a sociedade. “Minas Gerais tem sido uma referência no Brasil em trabalhos como o sistema MTR (Sistema Estadual de Manifesto de Transporte de Resíduos), além da atuação próxima aos catadores de materiais recicláveis. Queremos que as contribuições e informações sejam compartilhadas e esse é o início de um trabalho que deve construído de forma coletiva”, afirmou. (Ascom/ Sisema)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: