O Hospital do Rim da Santa Casa Montes Claros realizou nesta quinta-feira (9) uma ação educativa no Mercado Municipal em comemoração ao Dia Mundial do Rim. De acordo com a médica nefrologista, Fernanda Quadros Mendonça, a iniciativa faz parte da campanha nacional coordenada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). “O tema deste ano é ‘Saúde dos rins e exames de creatinina para todos’, desta forma, nossa equipe multiprofissional (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicóloga, nutricionista e assistente social), promoveu uma manhã educativa junto aos feirantes e frequentadores do mercado”, comenta a especialista.
A iniciativa teve como objetivo disseminar informações sobre as doenças renais, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado. Além disso, dando como exemplo a situação de pandemia e desastres naturais, a SBN ressalta que cuidar dos vulneráveis e estar preparados para os desafios inesperados é de suma importância. “Anualmente, a Sociedade Brasileira de Nefrologia coordena no Brasil a Campanha do Dia Mundial do Rim, que tem como objetivo disseminar informações sobre as doenças renais, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado”.
Na área da saúde renal, esse tema conversa também com os grandes desafios a serem enfrentados no nosso país. Entre os pacientes com doença renal crônica, aqueles que são socialmente mais vulneráveis acabam tendo o diagnóstico em fases mais avançadas. Nesses casos, para os pacientes e seus familiares, o próprio diagnóstico da doença renal é um desafio inesperado. Dra. Fernanda afirma que a doença renal crônica é silenciosa em fase inicial. Por esse motivo, a prevenção e a disseminação da informação é a melhor forma de prevenção. “Normalmente o diagnóstico é feito de forma tardia, ou seja, o paciente já está em uma fase muito avançada da doença. Quando isso ocorre, não há tanta coisa que possamos fazer. Sendo assim, o paciente passa a precisar da diálise e até mesmo de um transplante renal”, explica a médica.
Serviço de Hemodiálise
O Hospital do Rim da Santa Casa Montes Claros é referência para atendimentos de pacientes crônicos há 33 anos no Norte de Minas. A unidade atende atualmente 274 pacientes em três turnos. (ANA PAULA PAIXÃO – Colaboradora)
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)