A prefeitura de Montes Claros, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), segue com ações estratégicas para evitar a proliferação das Arboviroses (dengue, zika e chikungunya). Uma delas é a aplicação do “fumacê costal” (equipamento de pulverização portátil) em locais onde é mais difícil o acesso para os carros fumacê/UBV.
Para garantir a eficácia do inseticida, a substância é pulverizada durante os seguintes horários: das 18 às 22 horas e das 5 às 8 horas, já que são os períodos de maior movimentação do mosquito. A escolha dos bairros ocorre a partir da análise dos casos notificados e dos índices de infestação apontados pelo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). O fumacê costal é importante porque chega em lugares que os veículos não alcançam.
Vale lembrar que o principal vilão nessa história ainda é o acúmulo de água parada nas residências, já que 96% dos focos estão dentro das casas. Por isso, a conscientização da população possui um papel fundamental na redução de novos casos e no combate ao do mosquito. Para mais informações: 2211-4400.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)