GIRLENO ALENCAR
As aulas serão iniciadas nesta segunda-feira (6), na rede municipal de Montes Claros, envolvendo mais de 100 escolas e 80 mil alunos, com uma novidade: as 37 escolas estaduais que seriam municipalizadas continuarão com gestão estadual, para alívio dos professores, que não querem migrar para a rede municipal. A educação infantil na rede municipal de ensino em Montes Claros é oferecida em 37 instituições municipais, denominadas Centros Municipais de Educação Infantil – CEMEIs; quatro centros de convívio; 28 escolas municipais, além de nove entidades filantrópicas, por meio de convênios. Atualmente, são atendidas 11.095 crianças, de 2 a 5 anos, cuja demanda significativa encontra-se na faixa de 2 a 4 anos. A Secretaria Municipal de Educação vem fortalecendo ações que articulam, mobilizam, apoiam e contribuem para a efetivação de uma educação de qualidade.
O Ensino Fundamental e Médio tem uma estrutura de 61 unidades de ensino, sendo 12 escolas rurais-núcleo, 26 escolas rurais pequeno porte e 23 escolas urbanas na rede municipal.
Para assegurar a continuidade dos estudos em localidades onde não existe a estrutura do Estado, a Secretaria Municipal de educação firmou parceria com a Superintendência Regional de Ensino, autorizando a instalação de anexos das escolas estaduais em unidades de ensino da Rede Municipal, para atender à modalidade do Ensino Médio. Atualmente são atendidas 11 escolas estaduais, através de convênio.
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA), realizou, o plantio de mudas de árvores típicas do cerrado norte-mineiro na Escola Municipal Crisantino Borém, no bairro Maracanã, e no Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Raimundo Neto, no Chiquinho Guimarães. Ana Cristina Ramos, da Gerência de Educação Ambiental da Prefeitura, e servidores da Gerência de Preservação e Conservação Ambiental (GPCA) da SEMMA, realizaram o plantio, juntamente com os alunos das instituições.
A prefeitura tem fomentado o plantio de árvores em escolas, residências e propriedades rurais do município. As mudas são produzidas e doadas pela SEMMA e podem ser solicitadas pelo telefone 2211-3339. Cada munícipe pode solicitar até 3 mudas, para plantio exclusivamente no município. São disponibilizadas mudas de árvores frutíferas e ornamentais. O secretário de Meio Ambiente da prefeitura, Soter Magno, ressalta que a ação é de grande relevância para a preservação ambiental e que o plantio de mudas nos educandários tem uma importância extra, já que envolve os estudantes.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)